Futebol

Grupo City se torna acionista majoritário da SAF do Bahia

União entre o clube baiano e o maior grupo de futebol do mundo contará com atividades envolvendo torcedores e a comunidade local

Grupo City se torna acionista majoritário da SAF do Bahia

04 de maio de 2023

3 minutos de Leitura

Agora é oficial. Como sua torcida tanto repetiu nos últimos meses, “o Bahia é o mundo!”. Primeira capital do Brasil, Salvador hoje (4) celebra a conclusão do negócio em que o City Football Group (CFG) adquiriu 90% da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Bahia.

Dez por cento das ações continuam a pertencer ao Esporte Clube Bahia, agremiação de 92 anos, bicampeã brasileira e que acaba de ser incorporada pelo Bahia SAF.

Para marcar um momento tão especial, lideranças do CFG vieram à capital baiana para participar de uma semana de atividades incluindo eventos para torcedores, jogadores e funcionários, um novo mural de arte de rua e diversas visitas pela cidade.

O processo inteiro durou mais de um ano de trabalho entre EC Bahia e City Football Group para desenvolver a parceria de investimento e estabelecer a SAF, com direito à impressionante aprovação de 99% dos sócios tricolores em votação no último dia 3 de dezembro.

Agora, com o Bahia como 13º clube na rede global do City, uma estratégia plurianual será desenvolvida e implementada para o crescimento e fortalecimento do Bahia dentro e fora de campo, preservando a identidade, a história e a posição central do clube na comunidade local.

A parceria fará com que o Bahia trabalhe com a experiência mundial do City Football Group, cobrindo todos os aspectos do jogo e seus negócios. As prioridades iniciais incluem:

• Fortalecer todas as equipes de futebol do clube, das categorias de iniciação ao elenco profissional, envolvendo os times masculino e feminino.

• Levar o conhecimento e a tecnologia do CFG a todos os níveis de operação do clube.

• Investir na divisão de base para desenvolver futuros talentos.

• Alcançar sustentabilidade financeira.

• Colocar a equipe principal de maneira consistente entre os melhores clubes da Série A e se classificar para competições continentais.

Ferran Soriano, CEO do City Football Group, demonstrou seu entusiasmo:

“Hoje celebramos o primeiro dia de um novo e empolgante relacionamento de longo prazo entre o Esporte Clube Bahia Bahia e o City Football Group. Sinto-me honrado de receber um clube com uma história tão bonita e uma torcida tão apaixonada em nossa família global.”

“A herança do Bahia como time de futebol e suas raízes na comunidade baiana são uma base incrível para uma construirmos algo grande juntos. Começamos a partir de agora uma jornada para ajudar o Bahia a atingir todo o seu potencial, enquanto permanecemos fiéis ao seu povo, à sua origem e à energia que torna esta terra abençoada e faz, do futebol brasileiro, um dos mais empolgantes do mundo. O City Football Group trará toda a sua experiência, conhecimento, tecnologia e paixão para apoiar o Bahia nessa trajetória.”

Guilherme Bellintani, Presidente do Bahia, declarou:

“O Bahia se tornar um clube do City Football Group é um novo capítulo emocionante na grande história de um clube pioneiro desde a fundação, em 1931. Seguimos em frente com o apoio e a energia de milhões de torcedores e sócios, que aprovaram de maneira inconteste a adesão de nosso Esquadrão de Aço ao CFG . Agora poderemos nos beneficiar de fazer parte da organização de futebol mais experiente e ambiciosa do mundo, enquanto fortalecemos nosso desempenho dentro e fora do campo, desenvolvendo jovens talentos que são o futuro do futebol brasileiro e oferecendo oportunidades ainda melhores para a Nação Tricolor, que sempre foi o coração e a razão de existir do nosso clube.”

Compartilhe