O Luton Town estará na Premier League 2023/24. O clube venceu o Coventry City nos pênaltis pela final do playoff de acesso da Championship, a segunda divisão inglesa. A comemoração foi em dose dupla: além do acesso, um ganho financeiro substancial. O MKTEsportivo explica.
Segundo o Sports Business Group, da Deloitte, o acesso à Premier League garante £ 170 milhões em receitas adicionais nas próximas três temporadas. E até por isso a partida foi chamada de “o jogo mais valioso do mundo”.
O valor inclui direitos de transmissão, pagamentos do sistema de paraquedas se forem rebaixados na temporada seguinte e faturamento em acordos comerciais e matchday.
Se o clube evitar o rebaixamento logo no primeiro ano pós-acesso Premier League, o impacto financeiro pode alcançar mais de £ 290 milhões nas próximas cinco temporadas.
O Luton Town deixou a elite há 31 anos, quanto a Premier League ainda nem existia, e agora terá que reformar seu estádio, com capacidade para 10 mil espectadores, para poder receber os grandes clubes do país.
Afinal, como é a divisão de receita de TV na Premier League?
Na temporada 2021/22, os clubes da Premier League dividiram £ 2.5 bilhões em receitas de transmissão. Já a Championship, é bem menor: £ 280 milhões anuais.
Na elite inglesa, os direitos de TV são divididos a partir de três fatores: 50% igualmente entre os clubes, 25% de acordo com a posição final no campeonato e 25% relativos ao número de jogos transmitidos no Reino Unido. Lanterna da última edição, o Norwich recebeu £ 100 milhões.