Aposta Esportiva

Ministério da Justiça determina que Polícia Federal investigue manipulação de partidas

Flávio Dino informa que PF irá instaurar inquérito para examinar crimes denunciados por Ministério Público de Goiás

Ministério da Justiça determina que Polícia Federal investigue manipulação de partidas
Flávio Dino, ministro da Justiça, que determinou que PF investigue manipulação de jogos - Tom Costa /MJSP

10 de maio de 2023

2 minutos de Leitura

Após a CBF se posicionar cobrando medidas do governo federal, o ministro da Justiça Flavio Dino determinou que a Polícia Federal investigue o esquema de manipulação de partidas revelado pela Operação Penalidade Máxima.

“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, publicou Flavio Dino, em sua conta oficial no Twitter.

A CBF informou que não cogita a paralisação dos campeonatos em andamento, nem a anulação de jogos da disputa do ano passado.

A entidade destaca que enviou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Ministério da Justiça solicitando a entrada da Polícia Federal nas investigações.

“Com relação a suspeitas de envolvimento de atletas de clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022, em possíveis atos de manipulação de resultados de partidas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação. A CBF, por sua vez, estará à disposição para dar todo o apoio necessário”, destacou a CBF em comunicado.

“A CBF ressalta, ainda, que não há qualquer possibilidade de a competição atual ser suspensa. E vem trabalhando em conjunto com a FIFA e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação. Vale lembrar que a entidade, que igualmente é vítima destes possíveis atos criminosos, não foi, até o momento, oficialmente informada pelas autoridades sobre os fatos.”, acrescentou.

Além da investigação na esfera criminal, a CBF também pede que haja punição no âmbito esportivo. A confederação informou que caso sejam provadas as culpas dos atletas, o STJD será acionado para puni-los.

“A CBF ressalta que, tão logo estejam comprovados os fatos, espera que as sanções cabíveis por parte do STJD sejam tomadas de forma exemplar. Mais uma vez, a entidade reforça que o campeonato não será suspenso, mas defende que a punição de atletas e demais participantes do esquema de fraudes aconteça de forma veemente”, finalizou a confederação.

Compartilhe