Indústria

Ministérios da Igualdade de Brasil e Espanha pedem punição a atos racistas contra Vini Jr.

A nota condena o racismo como uma grave violação dos direitos humanos e “perpetua a desigualdade e a discriminação em todos os âmbitos da sociedade”

Ministérios da Igualdade de Brasil e Espanha pedem punição a atos racistas contra Vini Jr.
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, cobra punição a atos racistas contra Vini Jr. - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

23 de maio de 2023

2 minutos de Leitura

Os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e da Igualdade da Espanha assinaram, nesta terça-feira (23), uma nota conjunta sobre os diversos cxasos de racismo contra o atacante Vini Jr., do Real Madrid.

A nota condena ainda o racismo como uma grave violação dos direitos humanos e “perpetua a desigualdade e a discriminação em todos os âmbitos da sociedade”.

“É obrigação de todas as instituições competentes responderem com a maior diligência para agir contra este e todos os casos que ocorrem no campo desportivo e que não podem ficar impunes, garantindo o acompanhamento, proteção e reparação das vítimas desses crimes”, destaca a nota.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou que o Ministério Público da Espanha já foi informado sobre o comunicado conjunto para investigar o caso.

“Eles foram notificados, e a gente vai acompanhando e dando seguimento a tudo que a gente falou ontem. Agora, é questão de honra. Para que, além de combater, essas pessoas racistas sejam identificadas e punidas devidamente”, afirmou Anielle.

A ministra destacou o fato de sete pessoas já terem sido presas na Espanha acusadas de envolvimento em outro episódio de racismo contra Vini Jr.

No início deste mês, os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e da Igualdade da Espanha assinaram, em Madrid, um memorando de entendimento de combate ao racismo, à xenofobia e a formas correlatas de discriminação. Um dos destaques do acordo é exatamente a previsão de que os países “dediquem atenção especial à luta contra o racismo nas atividades esportivas”.

Compartilhe