Indústria

Nasce o primeiro conglomerado de clubes criado na América Latina

Grupo Independiente controla duas filiais do Independiente Del Valle, o Numancia, da Espanha, e recentemente comprou o Atlético Huila, da Colômbia

Nasce o primeiro conglomerado de clubes criado na América Latina
Grupo Independiente é o primeiro conglomerado de clubes da América Latina

10 de maio de 2023

2 minutos de Leitura

Nasceu o primeiro conglomerado de clubes originário na América Latina: o Grupo Independiente, do Equador. Trata-se de uma nova etapa do projeto do Independiente Del Valle.

Dono do clube desde 2007, o empresário equatoriano Michel Deller ampliou seus negócios. O grupo controla duas filiais do Del Valle no Equador: o Independiente Juniors (sub-20) e o Independiente Dragonas (feminino). Fora do país, tem participação acionária no Numancia, da Espanha, e se tornou sócio majoritário do Atlético Huila, da Colômbia.

A aquisição do clube colombiano foi feita por meio da Sociedad Farley S.A., empresa comandada por Michel Deller, que pagou um valor entre US$ 6 e 7 milhões por 95% das ações do Atlético Huila.

“O Grupo Independiente adquiriu a equipe do Atlético Huila, um clube importante do futebol colombiano, com o objetivo de implementar o Método Independiente, que se enfoca na formação de talento de alto rendimento e na construção de processos esportivos de médio e longo alcance, para alcançar a excelência desportiva e institucional. Como parte da aquisição, o grupo concentrará seus esforços com a visão em recursos humanos, infraestrutura desportiva e tecnologia de última geração, para garantir que a equipe tenha as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos com o tempo”, disse o Grupo Independiente, em nota oficial.

Fundado em 1990, o Atlético Huila tem sua sede em Neiva, cidade de cerca de 350 mil habitantes e disputa atualmente a primeira divisão do futebol colombiano. O clube nunca foi campeão nacional, mas tem alguns títulos da segunda divisão e soma uma participação na Copa Conmebol (1999) e outra na Copa Sul-Americana (2010).

Assim como o Manchester City no City Football Group, o Independiente del Valle será o principal clube do Grupo Independiente.

Pioneiro na América do Sul, o Grupo Independiente amplia o número de conglomerados de clubes. De acordo com levantamento da UEFA, o número já havia ultrapassado 80 no fim de 2022, sendo um terço (27) oriundo nos Estados Unidos.

Compartilhe