Atletas

Saída do Santander de LaLiga não tem relação com racismo contra Vini Jr.

Banco já havia anunciado, em julho de 2022, que não renovaria o seu contrato de title sponsor com a liga espanhola

Saída do Santander de LaLiga não tem relação com racismo contra Vini Jr.

26 de maio de 2023

2 minutos de Leitura

Tem circulado em diversos portais e perfis nas redes sociais que o racismo sofrido por Vini Jr. no jogo entre Valencia x Real Madrid, no estádio Mestalla, foi o estopim para o Santander decidir não renovar seu acordo com a LaLiga. O que é uma grandiosa fake news. E os leitores do MKTEsportivo, é claro, já sabiam disso.

Em julho de 2022 a instituição financeira já havia anunciado que deixaria de dar nome ao torneio espanhol (LaLiga Santander). O motivo, segundo a própria empresa, foi estratégico.

“A mudança se deve à decisão conjunta de ambas as entidades, LaLiga e Santander, de explorar novas formas de colaboração, tanto em comum como com terceiros”, destacou LaLiga, em comunicado divulgado na época.

“Estamos muito satisfeitos com a nossa parceria com a LaLiga ao longo dos anos e desejamos explorar outras vias de colaboração”, acrescentou Antonio Simões, CEO do Santander Espanha, também na ocasião.

Tanto é verdade que o movimento já era esperado que, em dezembro do ano passado, a EA Sports anunciou que assumiria o lugar do Santander no title sponsor da competição a partir de 2023/2024.

Posicionamento sobre o racismo sofrido por Vini Jr

O Santander desembarcou na liga na temporada 2016/2017, assumindo o lugar de outro banco, o BBVA. Nesse período, a empresa investiu € 20 milhões apenas para ter o direito de dar nome ao Campeonato Espanhol.

Mesmo com a decisão tomada anteriormente, o banco espanhol foi um dos poucos patrocinadores que se posicionou sobre o caso.

“O Santander repudia veementemente qualquer manifestação de preconceito ou racismo”, afirmou, em comunicado oficial.

Compartilhe