Botafogo, Cruzeiro e Vasco devem anunciar suas saídas da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), grupo até então formado por 18 equipes, sendo 11 da Série A e 7 da Série B. A informação foi divulgada inicialmente pela coluna do Lauro Jardim em O Globo e confirmada pelo MKTEsportivo.
O motivo é que o trio estaria insatisfeito com o modelo de divisão de receitas adotado pelo bloco, que recentemente aprovou uma cláusula de estabilidade para todos os clubes da Série A do Brasileirão. No caso de a futura liga, que será formada a partir de 2025, ter queda de receita, todos os clubes terão direito à mesma remuneração atual. Anteriormente, apenas Flamengo e Corinthians tinham direito ao mínimo garantido, o que desagradava os clubes da Liga Forte Futebol (LFF) e alguns da própria Libra.
A provável saída de Botafogo, Cruzeiro e Vasco pegou de surpresa até mesmo a LFF. No entanto, deixar a Libra não indica que eles irão para o “rival”. Inicialmente, Botafogo, Cruzeiro e Vasco pretendem negociar de maneira independente.
Uma curiosidade do caso é que a XP Investimentos intermediou as vendas da SAF do Cruzeiro e do Botafogo, e é também é parceira da Liga Forte Futebol. Recentemente, fez uma proposta de R$ 350 mil aos clubes que fazem parte da LFF para assinarem contrato de venda de direitos comerciais da futura liga com a Serengeti.
A empresa de private equity fez proposta de até US$ 950 milhões caso haja adesão dos 40 principais times brasileiros à futura liga. Em contrapartida, a investidora ficaria com 20% dos direitos comerciais da liga por 50 anos.