Indústria

Botafogo, Cruzeiro e Vasco devem deixar a Libra

A saída da Libra não implica que o trio irá aderir necessariamente ao Forte Futebol

Botafogo, Cruzeiro e Vasco devem deixar a Libra
Atual líder do Brasileirão, o Botafogo e um dos times que devem sair da Libra

04 de junho de 2023

2 minutos de Leitura

Botafogo, Cruzeiro e Vasco devem anunciar suas saídas da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), grupo até então formado por 18 equipes, sendo 11 da Série A e 7 da Série B. A informação foi divulgada inicialmente pela coluna do Lauro Jardim em O Globo e confirmada pelo MKTEsportivo.

O motivo é que o trio estaria insatisfeito com o modelo de divisão de receitas adotado pelo bloco, que recentemente aprovou uma cláusula de estabilidade para todos os clubes da Série A do Brasileirão. No caso de a futura liga, que será formada a partir de 2025, ter queda de receita, todos os clubes terão direito à mesma remuneração atual. Anteriormente, apenas Flamengo e Corinthians tinham direito ao mínimo garantido, o que desagradava os clubes da Liga Forte Futebol (LFF) e alguns da própria Libra.

A provável saída de Botafogo, Cruzeiro e Vasco pegou de surpresa até mesmo a LFF. No entanto, deixar a Libra não indica que eles irão para o “rival”. Inicialmente, Botafogo, Cruzeiro e Vasco pretendem negociar de maneira independente.

Uma curiosidade do caso é que a XP Investimentos intermediou as vendas da SAF do Cruzeiro e do Botafogo, e é também é parceira da Liga Forte Futebol. Recentemente, fez uma proposta de R$ 350 mil aos clubes que fazem parte da LFF para assinarem contrato de venda de direitos comerciais da futura liga com a Serengeti.

A empresa de private equity fez proposta de até US$ 950 milhões caso haja adesão dos 40 principais times brasileiros à futura liga. Em contrapartida, a investidora ficaria com 20% dos direitos comerciais da liga por 50 anos.

Compartilhe