A Bridgestone tem forte interesse de tirar a rival Pirelli do status de fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1 a partir de 2025. Segundo a rede britânica BBC Sport, a marca japonesa fez proposta após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que comanda a F1, ter lançado uma licitação por propostas para a temporada de 2025.
Independente de quem vencer, o acordo será fechado por três anos, com possibilidade de renovar por mais uma temporada.
A Bridgestone foi fornecedora de pneus da Fórmula 1 de 1997 a 2010. A partir de 2011, a italiana Pirelli assumiu o patrocínio. E ela deseja continuar na categoria.
Ainda de acordo com a BBC Sport, há um corpo diretivo realizando uma avaliação técnica das duas propostas. Enquanto os italianos deixam claro o interesse em renovar com a categoria, os japoneses não confirmam o desejo de retornar.
“Acabamos de receber a confirmação da FIA de que fomos aprovados como licitante e podemos iniciar as negociações com a F1. Não é nenhum segredo que queremos continuar a fornecer um pneu que esteja de acordo com as expectativas de todas as partes interessadas”, disse Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli.
“A Bridgestone tem uma herança de 60 anos no automobilismo e somos parceiros em muitos eventos de automobilismo. Continuaremos avançando e refinando nossas tecnologias por meio de corridas em todo o mundo que exigem desempenho de pneus de alto nível. A F1 é considerada uma das várias opções”, comentou a Bridgestone, em comunicado oficial.
Vale lembrar que a última vez que duas fornecedoras estiveram duelando nas pistas da categoria foi em 2006, quando Michelin e Bridgestone tinham contrato com a F1. Desta vez, apenas uma poderá fechar o acordo.