Por Amanda Bonfim*
Desde adolescente sou apaixonada por engenharia social, e eu não poderia me identificar mais com um tema do que GESTÃO DE INFLUÊNCIA.
“Mas Amanda, porque NO FUTEBOL?”
Os atletas são figuras altamente influentes na indústria do esporte e podem ser usados como porta-vozes poderosos para as marcas.
A gestão de influência no esporte envolve identificar atletas e personalidades da indústria do esporte com grande impacto nas redes sociais e na mídia tradicional, assim como aqueles que possuem uma imagem positiva junto a seus fãs e alinhada com a mensagem da marca.
Essas pessoas podem ser contratadas para promover a marca em ações de branding, aumentando assim sua exposição ao público e contribuindo para a construção de awareness.
Mas não é apenas uma questão de escolher qualquer personalidade famosa e esperar os resultados. É necessário uma estratégia cuidadosamente planejada para assegurar que essa pessoa seja escolhida de forma intencional, e que os próprios valores e hábitos pessoais coadunem com os interesses do negócio, e com a mensagem que precisa ser transmitida.
É necessário sensibilidade e olhar refinado para pegar a visão; é preciso ética e valores pessoais sólidos acerca da comunidade para se comprometer em transmitir uma mensagem agregadora que contribua 1% todos os dias com o mundo, e não apenas com o faturamento do anunciante.
Além disso, devemos prezar pela criação de relacionamentos de longo prazo entre as marcas e atletas a fim de garantir a consistência da mensagem a ser transmitida.
E porque não CLUBES e atletas, não é? Visto o recente histórico de clubes que investem na contratação em ídolos para, além das aptidões no esporte (quando não estão encerrando sua carreira) alavancar awareness, vendas através de licenciamento e fidelização de público em programas de sócio-torcedor, a exemplo Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, Messi no Inter Miami, que inclusive se tornou Embaixador de Turismo na Arábia Saudita, para corroborar a relevância do atleta para a construção de uma mensagem agregadora em prol da comunidade, através da sua influência.
Estou aqui para contribuir em uma parte importante de uma estratégia de marketing esportivo bem-sucedida. Ao escolher as pessoas certas e desenvolver relacionamentos sólidos, as marcas podem aumentar sua visibilidade e alcançar novos públicos de maneira autêntica e eficaz.
*Amanda Bonfim é especialista em Marketing Estratégico e Gestão de Influência, certificada em Ativação de Marcas e Gestão de Patrocínio Esportivo pelo Barça Hub; atualmente cursando MBA em Marketing Esportivo.