Atletas

Liga Saudita de Futebol cria fundo bilionário para contratar estrelas internacionais

Objetivo é transformar liga local em potência e impulsionar candidatura a sede da Copa do Mundo de 2030

Liga Saudita de Futebol cria fundo bilionário para contratar estrelas internacionais
Cristiano Ronaldo deve ter a companhia de Karim Benzema na liga saudita

04 de junho de 2023

3 minutos de Leitura

A Liga de Futebol da Arábia Saudita deseja o protagonismo no futebol mundial. E isso passa necessariamente por contratar estrelas do futebol mundial.

Financiado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, o país criou um fundo que está sendo destinado aos salários exorbitantes de jogadores como Lionel Messi e Karim Benzema. A informação é do The New York Times.

O objetivo é transformar a liga doméstica do país em um destino atraente os jogadores. Estima-se que esses contratos possam ultrapassar US$ 1 bilhão para pagar os salários de cerca de 20 jogadores estrangeiros.

Curiosamente, na última semana, a UEFA declarou que estuda impor um teto de gastos com transferências e salários de jogadores.

Cristiano Ronaldo foi o pioneiro deste “projeto” árabe ao desembarcar no Al-Nassr depois da Copa do Mundo de 2022, em um acordo avaliado em US$ 200 milhões por temporada. Desde a sua chegada, a liga saudita estuda fazer com que outros clubes também tenham seus “supercraques”.

Enquanto Lionel Messi é uma forte especulação, o país já dá como certa a chegada do francês Karim Benzema, eleito o melhor jogador do mundo recentemente, que já anunciou sua saída do Real Madrid e irá se transferir para a Arábia Saudita.

Garry Cook, ex-executivo da Nike e atual CEO da liga saudita, é o principal nome encarregado de executar os ambiciosos planos.

Naturalmente, por trás de tudo isso, o projeto visa aumentar a influência da Arábia Saudita no esporte e impulsionar sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030.

Esporte para mudar imagem

É inegável que a Arábia Saudita deseja mudar a imagem de uma das mais sanguinárias ditaduras do planeta por meio da força do esporte. Em outubro de 2021, por exemplo, um fundo árabe comprou o Newcastle, da Inglaterra, em uma das mais caras transações de clubes da história.

O país ainda tem investido em grandes competições esportivas e na candidatura para receber eventos globais, como a Copa do Mundo de 2030. Neste caso, é esperado que o português seja o embaixador do projeto, o que deixa claro que sua contratação pelo Al Nassr tem um interesse que vai além das quatro linhas.

Para citar outros exemplos, a Arábia tem em seu “portfólio” os Jogos Mundiais de Esportes de Combate em 2023, a Fórmula 1, UFC, Supercopa da Espanha e a Supercopa da Itália (até 2029). Recentemente, fechou com a MotoGP e anunciou que será a sede dos Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. “Rival” de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi passou a promover a Arábia Saudita como destino turístico.

Por fim, no mês passado, o país fechou com a Fifa para sediar o Mundial de Clubes em 2023.

Compartilhe