Indústria

Pesquisa detalha o cenário do Triathlon no Brasil

Material tem como objetivo colaborar com os organizadores e marcas desse segmento

Pesquisa detalha o cenário do Triathlon no Brasil

06 de junho de 2023

3 minutos de Leitura

O Ticket Sports lançou uma pesquisa que traz números relevantes sobre o cenário do Triathlon no Brasil. Ela foi realizada ao longo de dezembro do ano passado e tem como objetivo de entender as necessidades dos participantes dessa modalidade que teve um alto crescimento na pandemia. Além disso, ela busca ajudar os organizadores e marcas de todo o país a entregarem eventos mais completos.

De acordo com as respostas coletadas, a participação masculina ainda é maior que a feminina nesta modalidade. Além desse dado, o esporte teve um crescimento de 62,4% em menos de três anos e mostra que as provas de Sprint e Half-Distance em que o atleta deve nadar 1.900m, pedalar 90 quilômetros e correr uma meia maratona são as preferidas dos atletas amadores.

A média de idade entre os triatletas foi maior no público dos 36 a 45 anos, sendo a grande maioria dos atletas dessa modalidade da região Sudeste, que representa 60,5%. O estado de São Paulo conta com 49,9% desse total.

“Nós entendemos que o mercado de triathlon mudou depois da pandemia e está crescendo cada vez mais. Como temos o costume de realizar pesquisas para entregar dados para o mercado, com esse assunto não seria diferente. Agora, com o resultado em mãos, conseguimos entender melhor as necessidades dos participantes e guiar organizadores de triathlon e marcas esportivas de todo o Brasil”, disse Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.

Sobre os praticantes, 62.4% estão no esporte há menos de três anos. Durante a pesquisa, foi possível observar que houve um aumento no interesse das pessoas pelo esporte durante o período de pandemia. Segundo os dados, 29.9% dos triatletas treinam de 5 a 8 horas e de 8 a 12 horas por semana, respectivamente.

A principal motivação dos atletas para participar de um evento é o desafio pessoal. 53,3% destacaram esse ponto, enquanto 21,2% comentaram que o estilo de vida é a principal questão.

Quando a questão é o gasto neste esporte, 39.5% dos entrevistados investem até R$ 500,00 mensais nesta modalidade. A pesquisa mostra que os praticantes estão dispostos a investir boa parte da sua renda nesta prática.

Entre os participantes da pesquisa, 47,2% nunca trocaram a sua bike ao longo do tempo, enquanto 16,5% já mudaram esse equipamento essencial no Triathlon depois de 5 anos de uso. Além disso, 82,4% apostam na sorte e não contam com nenhum seguro para sua bicicleta.

Por fim, o evento mais citado pelos triatletas foi o IronMan com 76%. Logo em seguida aparecem o XTerra e o Troféu Brasil com 4,5%, respectivamente.

Compartilhe