Atletas

Uefa pode estabelecer teto de gastos com salários e transferências de jogadores

Limite de despesas seria estabelecido pelo novo Regulamento de Sustentabilidade Financeira da entidade

Uefa pode estabelecer teto de gastos com salários e transferências de jogadores

02 de junho de 2023

2 minutos de Leitura

A Uefa pode impor um limite de valor que os clubes possam gastar com salários e transferências de jogadores em uma única temporada. A informação é do The Times.

O limite funcionaria juntamente com o Regulamento de Sustentabilidade Financeira (FSR, na sigla em inglês) da Uefa, onde as equipes nos torneios europeus só podem gastar 90% das receitas em salários e transferências em 2023. Isso cairia para 80% em 2024 e 70% em 2025. A ideia é estabelecer um limite fixo a cada temporada para gastos com salários, transferências e pagamentos de agentes.

O custo da transferência seria medido pela Uefa como uma “amortização”. Portanto, o pagamento pela transferência seria distribuído ao longo do período de contrato até um máximo de cinco anos. Se aprovado, um clube não poderia gastar mais do que esse limite, independentemente se esse montante fosse inferior a 90% de sua receita total.

A Uefa trabalha em uma proposta que seja aceita pela União Europeia (UE). A Associação de Clubes Europeus, que representa os principais times, já deu aval. Por outro lado, ligas nacionais europeias e o sindicato dos jogadores (FifPro) já criticaram a proposta.

Vale lembrar que, em abril, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, adiantou que gostaria de introduzir um teto salarial no futebol europeu “o mais rápido possível” para proteger o equilíbrio competitivo, acrescentando que as negociações com os clubes estavam em andamento.

No esporte global, a NFL tem um limite de gastos de US$ 224.8 milhões em contratos de jogadores., enquanto a NBA tem um gasto mínimo com salários de US$ 123.7 milhões por franquia.

Compartilhe