Indústria

CBF fará levantamento sobre diversidade no futebol brasileiro

Entidade irá disponibilizar formulário para atletas, treinadores, árbitros e outros profissionais da modalidade

CBF fará levantamento sobre diversidade no futebol brasileiro
Marcelo Carvalho e Ednaldo Rodrigues durante Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, em 2022 - Lucas Figueiredo / CBF

31 de julho de 2023

2 minutos de Leitura

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará um levantamento sobre a diversidade no futebol brasileiro. A ação será em parceria com a Observatório da Discriminação Racial no Futebol e com a Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.

A entidade irá disponibilizar um formulário on-line, com quatro blocos de perguntas, para atletas, treinadores, árbitros e outros profissionais da modalidade. Com tempo médio de resposta estimado em cinco minutos, o formulário abordará questões sobre diversidade racial, religiosa, de orientação sexual e origem, bem como o impacto da discriminação na carreira e na vida dos participantes.

Os participantes fazem parte das séries A e B, masculino e feminino, do Campeonato Brasileiro 2023. Os clubes participantes receberão um ofício e uma carta convite da CBF com o link para preenchimento do questionário. A participação, contudo, é voluntária e anônima. A divulgação dos resultados da pesquisa está prevista para o final de agosto.

“Tenho plena certeza de que este levantamento será um importante instrumento para o combate ao racismo no Brasil e será um exemplo para o mundo”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

“São anos trabalhando com objetivo de conscientizar segmentos da sociedade e subsidiar políticas públicas e privadas de combate ao racismo no esporte. Por isso esse projeto é tão importante para trazer mais dados e informações na luta contra diferentes formas de discriminação na modalidade e para impulsionar mais ações”, finalizou Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Compartilhe