Copa Feminina

Estratégia da Nike para Copa do Mundo Feminina gera polêmica na Seleção Inglesa

Goleira da equipe deixou clara sua insatisfação pelo fato da empresa optar por não comercializar uniformes de goleiras neste Mundial

Estratégia da Nike para Copa do Mundo Feminina gera polêmica na Seleção Inglesa
Mary Earps é goleira do Manchester United e da seleção inglesa

24 de julho de 2023

2 minutos de Leitura

A goleira Mary Earps, estrela do Manchester United e da seleção inglesa feminina de futebol, está em uma espécie de batalha com a Nike fora das quatro linhas.

Isso porque a atleta não concorda com o posicionamento adotado pela empresa norte-americana de não comercializar uniformes de goleiras nos kits da Copa do Mundo Feminina 2023, que está sendo disputada na Austrália e na Nova Zelândia. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

“Eu realmente não posso fazer isso de qualquer maneira, então não vou tentar, é extremamente decepcionante e muito doloroso”, disse Earps.

No início do ano, a jogadora, que foi eleita pela FIFA a melhor goleira do mundo em 2022, fez parte do material de divulgação dos uniformes da seleção inglesa, produzidos pelo swoosh. Em abril, no entanto, soube que as roupas de goleira haviam ficado de fora da coleção. Na época, Earps entrou em contato com a Nike, afirmando até mesmo que poderia financiar a fabricação dos uniformes. Em vão.

A própria Nike já adiantou que não fornece kits de goleiras para o mercado, afetando também outras seleções patrocinadas, como Estados Unidos e da própria Austrália.

Importante destacar que as réplicas do uniforme que Earps utiliza no Manchester United esgotaram no ano passado, tamanha demanda por parte dos fãs. A popularidade da mesma foi impulsionada com a conquista da Eurocopa Feminina 2022 pela Inglaterra.

“É uma mensagem muito assustadora que está sendo enviada aos goleiros em todo o mundo, de que ‘você não é importante’. Uma lição que aprendi é que eu deveria ter feito uma declaração pública mais cedo, talvez”, acrescentou a atleta.

Compartilhe