A Major League Soccer pode ser a próxima liga esportiva dos EUA a permitir que fundos soberanos invistam em suas equipes. Os membros do conselho da liga discutirão o assunto em uma reunião na próxima semana em Washington.
O comissário da MLS, Don Garber, disse que o conselho está seguindo os passos de outras ligas esportivas dos EUA, como NBA e NHL.
“A NHL e a NBA estão pensando em ter fundos soberanos e fundos de pensão. A MLS está olhando para a mesma coisa”, disse Garber em entrevista à Bloomberg TV.
Vale lembrar que os fundos soberanos investem cada vez mais em esportes e equipes profissionais. Os sauditas, por meio do Fundo de Investimento Público do país, são donos do LIV Golf e do Newcastle United, bem como dos quatro principais clubes de futebol da Arábia Saudita.
Agora, o capital vindo do Oriente Médio se aproxima cada vez mais das ligas americanas. A NBA recentemente aceitou seu primeiro investimento em um fundo soberano. A Qatar Investment Authority comprou uma participação de 5% na Monumental Sports & Entertainment, proprietária do Washington Wizards, Mystics e Capitals. O acordo avaliou a MSE em US$ 4,05 bilhões, segundo o Sportico.
A Arábia Saudita ainda deve lançar uma empresa de investimentos multibilionária para o setor esportivo. A informação é do jornal Financial Times (FT).
Ela seria um braço do Fundo de Investimento Público (PIF), que possui capital de US$ 650 bilhões. O empreendimento ajudaria no objetivo da Arábia Saudita de se tornar uma potencia esportiva no planeta, após altos investimentos em modalidades como futebol, golfe e boxe.