Indústria

213 Sports adquire participação global na TRITON World Series

om o investimento, a vertical de esportes da V3A passa a ser responsável pelo desenvolvimento da marca e sua expansão em novos mercados

213 Sports adquire participação global na TRITON World Series

17 de agosto de 2023

4 minutos de Leitura

A 213 Sports, vertical de esportes da V3A, é a nova sócia global da TRITON World Series, liga esportiva de triathlon com sede em Lisboa, Portugal.

Com o investimento, a empresa brasileira se junta à Blue Orange (Portugal) e Soul Race (EUA) na gestão da liga, sendo responsável pelo desenvolvimento da marca e sua expansão global.

A TRITON conta com dois tipos de provas de triathlon. O TRITON 1 segue o tradicional formato da modalidade, com as disputas ocorrendo em um único dia. Já no TRITON 3, a competição funciona como uma corrida de estágios, onde cada modalidade é disputada individualmente e em 3 dias (usualmente sexta, sábado e domingo). Também é possível combinar distâncias diferentes no sistema chamado Mix & Match.

O modelo foi desenvolvido para facilitar a adesão de novos participantes e permitir que os triatletas maximizem suas performances em cada disciplina, além de garantir que os atletas especialistas de cada uma das modalidades sejam reconhecidos por seus desempenhos. O TRITON 3 permite ainda a participação em uma, duas ou nas três modalidades.

“A 213 Sports enxerga um grande potencial no modelo do TRITON, que é inclusivo e facilita a popularização do triathlon no Brasil e no mundo. Estamos certos de que, com nossa expertise em gestão e expansão de marca, a liga irá conquistar novos adeptos e ganhará ainda mais relevância na modalidade, sobretudo no Brasil”, disse Pedro Dau de Mesquita, Co-CEO e Diretor Executivo Comercial da empresa.

“Um passo fundamental para o desenvolvimento e sucesso de qualquer projeto à escala mundial, passa, entre outras coisas, pela constituição da equipe e infraestrutura certas. A 213 Sports e toda a sua equipe, associado à equipe que o TRITON já trazia, eram, para o TRITON, a escolha evidente e certa para levar este projeto à escala global”, acrescentou Paulo Leite, Chairman do TRITON.

Expansão chega ao Brasil

O novo circuito TRITON World Series, que nasceu na Europa, chega agora ao Brasil pelas mãos de um novo grupo com mais de 20 anos de experiência no Triathlon, formado por profissionais portugueses, ingleses e brasileiros.

“O mercado brasileiro é estratégico e muito representativo no cenário mundial de triathlon. Eu, pessoalmente, acompanho desde a década de 90 o crescimento e desenvolvimento da modalidade em terras brasileiras. Temos muita história no esporte e ídolos de primeira grandeza, reconhecidos internacionalmente”, comentou André Gracindo, CEO da Soul Race e Diretor Executivo da TRITON.

A primeira etapa no Brasil acontece em Salvador, no dia 14 de abril de 2024. O formato da prova será TRITON 1.

Com execução e produção licenciada para a Digiartes, de Walter Kraus, a prova de Salvador terá três opções de distância (curto, médio e longo) e a arena será montada na Praça de Piatã, onde estarão instalados a área de transição, tendas de suporte e os pórticos da largada e da chegada. A natação será realizada na Praia de Piatã (Placaford), enquanto o percurso de ciclismo, que tem largada na arena, será sentido Itapuã, retorna em direção ao Largo do Jardim de Alah, retornado para fechar a volta para a Arena Piatã.

No percurso curto, as distâncias da Natação, Ciclismo e Corrida são de 450 metros, 22,5 quilômetros e 5,25 quilômetros, respectivamente. No percurso médio, os atletas enfrentarão percursos de 900 metros, 45 quilômetros e 10,5 quilômetros. Já no percurso longo, a competição terá 1.800 metros de natação, 90 quilômetros de bicicleta e 21 quilômetros de corrida. Informações detalhadas sobre percursos e inscrição estão disponíveis no site oficial do evento.

“A realização do TRITON 1 em Salvador, fortalece a nossa Plataforma de Eventos no calendário de turismo esportivo, atraindo atletas, sejam amadores ou profissionais, e suas famílias para nossa cidade, movimentando a economia e por meio de suas plataforma de comunicação associadas, ajudam a promover nossa cidade no Brasil e no exterior”, destaca Isaac Edington, Presidente da Saltur, empresa pública responsável por elaborar e executar o calendário de eventos de Salvador.

A segunda etapa brasileira será também o evento teste para a primeira final mundial da TRITON World Series, que acontecerá em 2025. A data e cidade serão anunciados em breve no site oficial da TRITON Brasil.

A temporada de 2023 do TRITON termina com o evento de Portimão no formato TRITON 3, que será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro de 2023. Para mais informações e oportunidade de participar neste formato inovador, consulte o site oficial da etapa.

Compartilhe