Indústria

A Apple vai comprar a ESPN? Entenda o negócio

Após iniciar o investimento em direitos de transmissão nos últimos anos, empresa está intensificando sua busca por conteúdo esportivo ao vivo

A Apple vai comprar a ESPN? Entenda o negócio

23 de agosto de 2023

2 minutos de Leitura

Uma forte especulação envolvendo duas gigantes pode agitar o mercado de mídia esportiva nos próximos meses. Firme no seu objetivo de ampliar o seu portfólio de transmissões de esportes ao vivo, a Apple estaria interessada na aquisição da ESPN, do Grupo Disney.

Em uma entrevista à rede CNBC, Daniel Ives, um analista de Wall Street associado à empresa Wedbush, afirmou que a discussão não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” o negócio será concretizado.

“O enorme apetite por conteúdo esportivo ao vivo continua sendo o foco principal da Aplle para impulsionar seu futuro de streaming e aproveitar ainda mais sua enorme base instalada de 2 bilhões de dispositivos iOS em todo o mundo. Faz sentido estratégico ganhar conteúdo esportivo valioso, direitos de TV importantes, além de mudar as oportunidades de venda cruzada e a atratividade da Apple TV”, disse Daniel Ives.

O que motiva o interesse da Apple pela ESPN?

O interesse da Apple na compra da ESPN tem relação direta com o seu objetivo de ampliar o seu portfólio de direitos de transmissão. Em uma clara estratégia para aumentar o número de assinantes do Apple TV+.

Em 2022, por exemplo, a Apple fechou um acordo de 10 anos com a MLS por US$ 2,5 bilhões. A chegada de Lionel Messi ao Inter Miami acabou por impulsionar o número de assinaturas do serviço de streaming da empresa nos últimos meses.

Neste sentido, Daniel Ives destaca que a Apple estaria inclinada a focar seus interesses nos ativos da ESPN, em detrimento de fazer um caminho “independente” e participar de diversas licitações. Ele estima que uma eventual compra da ESPN exigiria um investimento superior a US$ 50 bilhões por parte da Apple, e ela pode ocorrer em até nove meses.

Compartilhe