Indústria

Com 19 clubes, NBB 16 será o maior da história

A 16ª edição do NBB contará com número recorde de equipes participantes

Com 19 clubes, NBB 16 será o maior da história
Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama serão as novidades da liga

10 de agosto de 2023

2 minutos de Leitura

A próxima edição do NBBB será a maior da história. Os clubes da Liga Nacional de Basquete aprovaram a participação de 19 equipes na temporada 2023/2024, que começa no dia 21 de outubro. Com representantes de oito estados brasileiros, o campeonato traz novidades importantes, como a volta de times com tradição. São eles: Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama.

Os três se juntam a Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, Coop São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa. Rio Claro, que disputou o NBB 15, solicitou licença para remodelar seu projeto esportivo. Com 19 equipes, o NBB 16 supera o campeonato da temporada de 2012/2013 que contou com 18 times.

O Botafogo, campeão sul-americano em 2019, retorna depois de quatro anos longe da elite do basquete nacional. Já o Mogi Basquete volta após uma temporada se reestruturando. O Vasco da Gama, por sua vez, retoma seu projeto profissional de basquete após quatro temporadas e com a ambição de novamente encantar sua torcida como fez no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando conquistou títulos nacionais e sul-americanos.

“Teremos um campeonato espetacular, o maior da história, com 19 equipes. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete vão proporcionar jogos de alta qualidade aos seus torcedores, além de e muita visibilidade à seus parceiros comerciais”, disse o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.

A Copa Super 8 será disputada em janeiro do ano que vem. O Torneio de intertemporada conta com as oito equipes mais bem classificadas na primeira fase do NBB.

Na temporada 2022/2023, o Sesi Franca conquistou o bicampeonato consecutivo e aumentou sua extensa lista de títulos ao longo da história. Além da equipe francana, os outros times que conquistaram o NBB foram o Flamengo (7), Brasília (3), Bauru (1) e Paulistano (1).

Compartilhe