galerabet

“Efeito James Rodríguez” impulsiona engajamento e novos seguidores nos perfis do São Paulo

Chegada do atleta fez o clube paulista se destacar no Twitter e Instagram

“Efeito James Rodríguez” impulsiona engajamento e novos seguidores nos perfis do São Paulo
Foto: Erik Maciel/São Paulo FC

02 de agosto de 2023

2 minutos de Leitura

É inegável que o São Paulo tem sido o centro das atenções do mercado de transferências do futebol brasileiro. Nos últimos dias, o clube do Morumbi anunciou duas grandes contratações: James Rodríguez e Lucas Moura.

Um dos destaques da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil (com direito ao Prêmio Puskás, conquistado por conta do golaço marcado contra o Uruguai), o colombiano acumula passagens por diversos times da Europa, como Porto, Monaco, Real Madrid e Bayern de Munique. Aos 32 anos de idade, sua última passagem havia sido no futebol grego, atuando pelo Olympiacos.

Para se ter uma ideia da força da imagem de James, basta levar em conta o desempenho médio do clube no Instagram, por exemplo, rede em que o time paulista acumula 5.5 milhões de seguidores. Em geral, uma postagem com fotos dos atletas treinando alcança em torno de 30 mil curtidas.

Na mesma plataforma, agora com o jogador, o post com maior número de participações da torcida na semana trouxe, obviamente, o reforço gringo. De acordo com dados enviados pela Samba Digital com exclusividade ao MKTEsportivo, foram 1.3 milhão de interações e incríveis 23% de engajamento. Além disso, James trouxe no período 151 mil novos seguidores ao Insta do tricolor paulista. Um incremento de 2.8% na base e o maior aumento entre os clubes brasileiros na semana.

No Twitter, o mesmo efeito: o post com James também figurou no topo de interações: 102 mil.

Já no TikTok, o primeiro contato do meia com a torcida do São Paulo liderou em visualizações na semana, cerca de 2,8 milhões (e contando).Por mim, no Facebook, o São Paulo liderou no futebol brasileiro com 1.1 milhão de interações.

Um fenômeno nas redes sociais

Independente de sua trajetória até chegar no São Paulo, é inegável que James Rodríguez alcançou o status de principal estrela do futebol colombiano na última década. E isso se reflete nas dimensões de suas redes sociais.

No digital, o jogador é um verdadeiro fenômeno, acumulando 106.5 milhões de seguidores, somando Facebook, Twitter e Instagram.

São 51,6 milhões de fãs no Instagram, 36 milhões no Facebook e 18,9 milhões no Twitter. James Rodríguez tem 2,8 vezes mais seguidores no Instagram que o Flamengo.

Compartilhe