Após promessas vindas do Brasil e Colômbia, Governo da Austrália anunciou um fundo de 200 milhões de dólares australianos (aproximadamente R$ 633,74 milhões) para impulsionar o esporte feminino no país. A iniciativa é oficializada após a boa performance das Matildas, como é conhecida a seleção de futebol feminino local, durante a Copa do Mundo 2023.
Batizado de Play Our Way (Jogue do Nosso Jeito, em tradução livre), o programa buscará promover maior participação feminina no esporte, com foco em criar ambientes modernos e seguros para mulheres e meninas praticarem esportes. O programa também irá financiar instalações adequadas e iniciativas de base.
Mesmo com previsão de benefícios para esportes populares na Austrália, como rúgbi e críquete, além de esportes paralímpicos, o futebol deve receber a maior parcela do financiamento. O quarto lugar no Mundial foi um desempenho histórico para o futebol feminino do país.
O pacote de medidas prevê ainda a igualdade de premiação em dinheiro para as ligas de futebol da Austrália em 2023. O total de prêmios em dinheiro para ambos será de 1,1 milhão de dólares australianos (R$ 3.5 milhões). Esse valor será dividido entre as quatro melhores equipes da AFL (liga masculina) e as oito melhores equipes da AFLW (liga feminina).
Para as transmissões, o governo também pretende assegurar que eventos esportivos femininos sejam transmitidos na TV aberta, melhorando o acesso do público a jogos relevantes.