Atletas

Pesquisa feita pela Maratona do Rio comprova satisfação dos participantes com a prova

Foram entrevistados corredores e pessoas que assistiram à prova, ou estiveram presentes nas diversas ações da Maratona

Pesquisa feita pela Maratona do Rio comprova satisfação dos participantes com a prova
Foto: Divulgação

22 de agosto de 2023

4 minutos de Leitura

Um estudo encomendado pela Dream Factory/Dream Spiridon à GERP com o público que compareceu à 21ª edição da Maratona do Rio 2023 comprovou que o evento realizado sob o tema “Maravilhosa em Cada Km” foi um sucesso.

Para este estudo, foram entrevistados corredores e frequentadores (pessoas que assistiram à prova, ou estiveram presentes nas diversas ações da Maratona do Rio), nos dias 10 e 11 de junho, quando foram realizadas as cinco provas do festival (5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa, com 21+42k). Além de coletar opiniões gerais em relação ao evento, o estudo também traçou um perfil do público.

Uma das conclusões desta pesquisa é que a Maratona do Rio foi aprovada por quem esteve presente no festival, e bem avaliada em diversos aspectos. Entre os principais pontos positivos destaca-se o fato de que nove em cada dez pessoas ouvidas recomendariam a Maratona do Rio para amigos e familiares. A nota média dada pelos entrevistados neste tema, em uma escala de 0 a 10, foi quase máxima: 9,58.

Em complemento aos dados acima, a Maratona do Rio também atingiu um índice de 87% no NPS (Net Promoter Score), uma metodologia que avalia o grau de satisfação de clientes, e que é amplamente utilizada por empresas de todo o planeta. Este número é obtido pela subtração entre a porcentagem de promotores, ou seja, aqueles que recomendariam a Maratona do Rio para amigos e parentes (89%), e os detratores (apenas 2%).

O resultado alcançado pelo festival no NPS é considerado extremamente alto, e um dos motivos de satisfação apontados pelo público na pesquisa que contribuiu para esta avaliação foi a organização da Maratona do Rio. Neste tema, 40% dos entrevistados que deram nota 9 ou 10 (em uma escala de 0 a 10) para avaliar se recomendariam ou não o festival a amigos e familiares, destacaram o nível de estruturação do festival. Outro fator positivo foi o fato de terem gostado do evento como um todo (20%).

Entre os corredores, as áreas que receberam mais avaliações positivas foram a premiação (nota média de 9,46, em uma escala de 0 a 10), chegada (9,41), percurso (9,34), hidratação (9,26), entre outros.

As inúmeras atrações de entretenimento e lazer localizadas na Casa Maratona, Village Maratona, Expo e Bosque também tiveram um alto índice de aprovação, com destaque para a programação de shows (nota média de 9,30), organização (9,13), e satisfação geral com o evento (9,08).

“Esta pesquisa realizada durante a Maratona do Rio veio comprovar o que já imaginávamos: que o evento foi um grande sucesso, e caiu nas graças de quem esteve presente, entre corredores e espectadores. Nossa proposta é fazer do festival um dos principais eventos do calendário anual da cidade do Rio de Janeiro, e que ele seja um acontecimento que vá muito além do esporte”, disse Jued Andari, diretor do cluster de esporte da Dream Factory, organizadora da Maratona do Rio.

Mais da metade do público da Maratona é de fora da cidade do RJ

Além de avaliar quantitativamente a Maratona do Rio, a pesquisa da GERP também traçou um perfil do público. Um dos dados que mais chamaram a atenção é que mais da metade das pessoas que passaram pelo festival são de fora da cidade do Rio de Janeiro, entre corredores e espectadores. Esta parcela representa 60% do total.

Esta porcentagem é ainda maior quando são considerados apenas os corredores. A Maratona do Rio 2023 teve 72,5% de inscritos de outras cidades, contra 27,5% de moradores da capital fluminense, entre os cerca de 40 mil participantes. Na avaliação dos números somente das provas de 42k e 21k, a proporção de corredores de fora da cidade do Rio de Janeiro sobe um pouco mais: 85%, contra 15% dos cariocas.

Entre os participantes, depois da cidade do Rio de Janeiro, São Paulo apareceu com 15% do total do público, e 4% de Belo Horizonte. As pesquisas também registraram entrevistados de estados como Pará, Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Santa Catarina, entre outros, e de municípios como Juiz de Fora, Londrina, Fortaleza, Campina Grande e Salvador.

Outros dados que chamam a atenção é que a faixa etária principal do público da Maratona do Rio 2023 foi dos 25 aos 44 anos (69%). Demais indicadores de destaque são que a maioria dos frequentadores do festival era formada por pessoas com graduação universitária (45%), optou pelo avião como meio de transporte para se deslocar ao Rio de Janeiro (53%), escolheu o hotel para a acomodação (60%) e permaneceu na cidade para o evento cinco dias ou mais (34%).

“Certamente alcançamos este nível de excelência na entrega do produto como um todo, e aproveitamos para detectar o que ainda pode ser aprimorado para os próximos anos”, finalizou Jued.

Compartilhe