Tecnologia

Speedo utiliza Inteligência Artificial em nova campanha

Com 45 anos de Brasil, a empresa investe entre 12% e 15% do faturamento em inovação todos os anos

Speedo utiliza Inteligência Artificial em nova campanha

18 de agosto de 2023

3 minutos de Leitura

A Speedo Multisport lançou uma campanha para divulgar sua linha de tapetes para atividades físicas. Pela primeira vez, utiliza modelos, ilustrações e cenários 100% feitos por meio de Inteligência Artificial (IA).

Com 45 anos de Brasil, a empresa investe entre 12% e 15% do faturamento em inovação todos os anos e entende que o emprego de novas tecnologias faz parte da sustentação do negócio no longo prazo. É a primeira vez que a companhia faz uma ação utilizando pessoas não reais para divulgar seus produtos.

“Constantemente, a gente estuda o nosso consumidor para estarmos onde ele está e fazermos parte do lifestyle dele. Por exemplo, hoje, temos uma geração totalmente tec e a comunicação precisa estar alinhada para sermos também love brand para este público. A nossa marca acompanha as mudanças e é desta maneira que pensamos a empresa para os próximos 45 anos. É impressionante a semelhança com um ser humano real. Eu mesmo tive dificuldade em discernir quais modelos eram reais e quais nosso time utilizou a IA para criar”, disse Roberto Jalonetsky, Diretor-Geral da Speedo Multisport.

A inteligência artificial está sendo usada em diversos segmentos e, segundo estimativas do maior fundo de investimentos do mundo, a tecnologia deve movimentar mais de US$ 1,3 trilhão até 2033. Pesquisa recente mostrou que, 87% dos brasileiros já ouviram falar sobre o assunto e 42% acreditam que marcas podem usar a ferramenta ajudando ou ensinando como usar melhor os produtos. Entretanto, para 78% dos pesquisados, a IA irá substituir postos de trabalho e as vagas de emprego serão menores.

“Não acredito em desemprego em função de nenhuma tecnologia. O que ocorre é que alguns tipos de trabalhos deixam de existir e outros surgem. Veja, por exemplo, as redes sociais. Até 10 anos atrás praticamente não existia o profissional social media e hoje, milhões de pessoas trabalham com estas plataformas. A Speedo Multisport, por exemplo, ampliará cada vez mais o uso de IA em diversos setores da empresa, da criação de produtos a análise de dados, mas jamais o ser humano deixará de ser essencial para qualquer empresa”, acrescentou Jalonetsky.

Apesar da inovação, no entanto, a empresa não pretende substituir 100% os modelos reais pelos criados com IA.

“Assim como diversas tecnologias, esta servirá como um complemento do que fazemos hoje. Por exemplo, muitas vezes, principalmente para o nosso e-commerce, precisamos criar uma campanha em menos de 24h. Fica inviável contratarmos um modelo, prepararmos o estúdio, editarmos as fotos em um prazo extremamente curto”, finalizou.

Compartilhe