Em agosto, o MKTEsportivo adiantou que a XP Asset e a Life Capital Partners (LCP) criaram o fundo Sports Media Futebol Brasileiro Advisory para dar acesso aos direitos comerciais do Brasileirão dos clubes que integram a Liga Forte Futebol (LFF) e ao grupo independente de clubes geridos por SAFs, formado por Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.
A iniciativa da XP & LCP segue modelos já conhecidos na Europa, como LaLiga (Espanha) e Ligue1 (França), por exemplo, que contam com investimentos da CVC Capital Partners.
Na tarde desta sexta-feira (29), os clubes que fazem parte do outro bloco, a Libra, se posicionaram para ratificar que não participarão do fundo criado.
O posicionamento é fruto de uma nota oficial publicada no último dia 15, onde os clubes da Libra criticaram XP e Life Capital Partners (LCP), investidores do Forte Futebol, pela maneira como as empresas divulgaram o Sports Media Futebol Brasileiro.
No material de divulgação, XP e LCP exibem os escudos dos clubes que fazem parte da Libra e não tem qualquer relação com o Forte Futebol.
Vale destaque que o bloco fechou com a Mubadala Capital, investidora dos Emirados Árabes. A Libra é formada por ABC, Atlético-MG, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano , Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Abaixo, o comunicado divulgado pela Libra:
A XP Asset e a LCP, recentemente, apresentaram ao mercado o Fundo de Investimentos Sports Media Advisory.
É nosso dever, em respeito aos milhões de torcedores brasileiros, expor:
- Os Clubes da LIBRA não fazem parte deste fundo;
- Não terão qualquer benefício derivado deste produto anunciado pelas gestoras financeiras;
- As receitas geradas pelos Clubes da LIBRA, em qualquer circunstância, não fazem, nem farão parte deste produto.
Este comunicado é endossado pelos 17 clubes da LIBRA.