A Stock Car Pro Series tornou-se a primeira categoria brasileira a conquistar um prêmio como plataforma de desenvolvimento e implantação de uma inovação tecnológica na área das telecomunicações.
A iniciativa é uma parceria entre as empresas Qualcomm, Baicells Technologies e Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Stock Car. O projeto desenvolveu a primeira estrutura de transmissão que combina as vantagens da rede 5G com a sofisticação das câmeras 360 graus.
O prêmio foi concedido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em cerimônia realizada na sede da Anatel, em Brasília.
Chamado de “5G Race 360 Stock Car”, o projeto foi o escolhido na categoria “Destaque de Inovação no Uso da Tecnologia 5G”. Estavam presentes para receber a honraria Fernando Julianelli, CEO da Stock Car; Fiore Mangoni Júnior, CEO da Qualcomm, e Ricardo Pence, vice-presidente da Baicells Technologies para a América Latina.
“Cada vez mais a Stock Car tem atraído empresas focadas em tecnologia que apoiam seus produtos na pesquisa e inovação. E nossos projetos recentes, incluindo esse que foi premiado, são indicativos nítidos de que encontramos parceiros perfeitos para essa jornada”, comentou Fiore Mangoni.
Como é feita a imersão?
Para ter a experiência completamente imersiva, o ideal é usar um óculos de realidade virtual . Com uma rede 5G privativa e dedicada instalada, a transmissão é realizada utilizando no carro uma câmera de vídeo de alta resolução 360 graus estabilizada, com tecnologia da Qualcomm, além de um roteador industrial 5G.
O roteador é conectado a um receptor externo do tipo “tubarão” 5G fornecido pela Pannorama Antenas, que otimiza a captação do sinal em toda a pista, e com os carros em alta velocidade.
“Nosso novo carro, que vai estrear em 2025, contará com três câmeras funcionando simultaneamente, sendo uma delas 360 graus, de forma que o fã poderá acompanhar cada piloto como se estivesse sentado no banco do passageiro”, detalha Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech.