Indústria

Dona da SAF do Vasco, 777 Partners anuncia compra do Everton

Clube da Premier League será o oitavo no projeto multiclubes do grupo norte-americano

Dona da SAF do Vasco, 777 Partners anuncia compra do Everton
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

15 de setembro de 2023

2 minutos de Leitura

Dona da SAF do Vasco, a 777 Partners tem um novo integrante no seu projeto multiclubes: o Everton, da Premier League. O acordo de compra foi anunciado nesta sexta-feira (15).

O grupo norte-americano vai adquirir 94,1% da participação nos Toffees diretamente do atual proprietário, o empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri. De acordo com a imprensa britânica, os valores do negócio superam a marca de £ 550 milhões.

“Estamos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder desenvolver sua orgulhosa herança e valores. Nosso principal objetivo é trabalhar com torcedores e partes interessadas para desenvolver a infraestrutura esportiva e comercial para os times masculino e feminino, a qual proporcionará resultados para as futuras gerações de torcedores do Everton”, declarou Josh Wander, sócio-fundador da 777.

Com o acordo de compra anunciado, o negócio ainda deve ser aprovado pela Premier League, pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA) e pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA), órgão regulador do Reino Unido. Espera-se que 777 assuma o controle do Everton até o fim de 2023.

Após lutar contra o rebaixamento nas duas últimas temporadas, o Everton iniciou a Premier League 2023/24 de forma desfavorável, com apenas um empate e três derrotas. A equipe ocupa atualmente a 18ª posição na tabela e está dentro da zona de rebaixamento.

Uma queda para a segunda divisão da Inglaterra seria um golpe para os negócios do clube. As receitas provenientes dos direitos de transmissão, por exemplo, cairiam de um mínimo de £ 100 milhões por ano na Premier League para menos de £ 10 milhões na Championship.

Fora de campo, o clube somou prejuízo acumulado de £ 430 milhões nas últimas cinco temporadas, sendo £ 44,7 milhões apenas na temporada 2021/22.

O portfólio de clubes da 777

Caso o negócio seja concluído, o Everton seria o sétimo time no projeto de multiclubes da 777 Partners. Além do Brasil, a empresa também está presente na Alemanha, Itália, Bélgica, França e Austrália, além de ter uma participação no Sevilla, da Espanha.

Compartilhe