Futebol

Em acordo com o MP, Vasco voltará a receber público em São Januário

Clube carioca irá cumprir uma série de exigências do acordo, visando melhorar a segurança nas partidas sediadas em seu estádio

Em acordo com o MP, Vasco voltará a receber público em São Januário
Foto: Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

18 de setembro de 2023

2 minutos de Leitura

O Vasco da Gama fechou acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro para receber novamente sua torcida.

O clube carioca assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo em implementar uma série de parâmetros que buscam elevar o padrão de segurança do estádio. Dentre as exigências acordadas estão: disponibilizar um sistema de reconhecimento facial e a instalação de câmeras de alta definição.

“O Vasco da Gama agradece ao Procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, à toda a equipe do MP-RJ e aos demais órgãos públicos pelo trabalho incansável que levou celebração de um acordo histórico que certamente terá impactos positivos não apenas para os frequentadores de São Januário e seu entorno, como também para toda a sociedade”, disse o clube em comunicado oficial.

Além da punição na Justiça comum, o Vasco sofreu punições impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube foi condenado a jogar quatro jogos sem a presença do seu torcedor e a pagar uma multa no valor de R$ 80 mil. 

A última partida com o torcedor em São Januário, foi no dia 22 de junho, o Vasco perdeu para o Goiás por 1 a 0, pelo Brasileirão. Neste dia houveram cenas lamentáveis, com confrontos dentro e fora do estádio.

A implementação de tecnologias de segurança

O Vasco da Gama vem planejando a instalação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de São Januário de forma gradativa, a partir de setores com menos fluxo, como o de gratuidades.

O sistema de biometria aumentará a segurança e extinguirá o ingresso físico. Além disso, a implementação também será um grande agente contra o “cambismo”, problema enfrentado em todos os principais estádios do Brasil.

Como foi anunciado há uma semana, a equipe de tecnologia do clube carioca planeja que o sistema já esteja em pleno funcionamento em alguns acessos ao estádio na partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

Compartilhe