Acredite: a Copa do Mundo 2030 será disputada pela primeira vez em três continentes. Trata-se de um formato inédito.
Enquanto as sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Além disso, Argentina e Paraguai também receberão jogos da primeira rodada do torneio.
Desta maneira, após os jogos acontecerem na América do Sul, as seleções envolvidas viajarão para os países europeu e africano para dar continuidade. A decisão foi anunciada pelo Conselho da Fifa, que “concordou por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina.
“Acaba de se confirmar no Conselho da Fifa, que fez isso possível, e unir três continentes em uma festa linda do futebol. Acho que há muitos motivos para festejar e celebrar e, sobre tudo, reconhecer quem fez isso possível”, disse Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL.
“O Mundial Centenário começa aqui, no Estádio Centenário. Vão acontecer três inaugurações, três festas, que vão acontecer nos três países [Uruguai, Paraguai e Argentina], não serão apenas três partidas”, completou.
Vale lembrar que o Mundial de 2030 seguirá o novo modelo de 2026, com 48 seleções e 104 partidas. Com o anúncio desta quarta-feira, Espanha, Portugal, Marrocos, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão confirmados no torneio.
Comunicado da Fifa
Após a CONMEBOL aceitar sediar apenas as partidas de abertura, a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha passou a ser a única candidata a sediar a Copa do Mundo de 2030.
“O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos — Uruguai, Argentina e Paraguai — organizarão uma partida de cada Copa do Mundo Fifa 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo Fifa”, declarou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
“O Conselho da Fifa também concordou por unanimidade que a única candidatura para acolher o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha. Dois continentes – África e Europa – unidos não apenas numa celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, acrescentou Infantino.