Coluna

Futsal retoma prestígio e volta a figurar no topo da programação esportiva brasileira

À exemplo do mundo dos negócios, é necessário a organização estrutural para que as ações possam fluir em prol de um mesmo objetivo

Futsal retoma prestígio e volta a figurar no topo da programação esportiva brasileira
Recentemente, a seleção brasileira conquistou o título da Copa das Nações de Futsal / Foto: Fábio Rogério

18 de outubro de 2023

3 minutos de Leitura

Fellipe Drommond
Fellipe Drommond
Sócio Diretor do Grupo TFW, CEO do Magnus Futsal e CMO da More Skills

Não existe crescimento de uma modalidade sem uma grande exposição nos principais veículos de mídia. Assim como para o crescimento e prosperidade de qualquer negócio, é necessária a organização estrutural para que as ações possam fluir em prol de um mesmo objetivo.

O Futsal parece ter reencontrado seu caminho com sua reestruturação organizacional, um calendário sólido das Seleções Brasileiras de Futsal, a Liga Nacional de Futsal (LNF) e Liga Feminina de Futsal (LFF) cada vez mais fortes, e a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) fomentando o esporte nacionalmente com suas diversas competições.

Neste processo, temos que exaltar a importância da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e principalmente o presidente Ednaldo Rodrigues. Ele abraçou a modalidade apoiando a estruturação das Seleções Brasileiras dentro do quadro operacional da CBF, assumindo as responsabilidade das demandas internacionais do futsal, e reconhecendo a CBFS como a instituição para o fomento do esporte no Brasil.

Essa decisão deu respaldo institucional para toda a cadeia da modalidade, fortalecendo as instituições e chancelando o sistema organizacional do futsal brasileiro.

Em pouco tempo, os resultados são espetaculares e históricos. A modalidade mais praticada nas escolas do Brasil volta a figurar no topo da programação esportiva brasileira. Globo, Sportv, Band, BandSports, UOL, Globo.com e Eletromídia são os veículos que firmaram parcerias institucionais para transmitir e cobrir jornalisticamente o futsal e, na sequência, EstrelaBet, Penalty, JCB, VIVO, Origens, Alti Pisos, Nike, Krona e Tramontina são algumas das empresas que estão acreditando e investindo no desenvolvimento e reconstrução da modalidade.

A potencialização da informação fez com que dentre outras conquistas, o Campeonato Paulista de Futsal voltasse a ter o jogo final ao vivo em uma emissora de TV Aberta após mais de 20 anos. O jogo entre Magnus Futsal x Corinthians foi histórico, com o time de Sorocaba conquistando a vitória somente a 24 segundos do fim da prorrogação e a audiência atingiu índices duas vezes maior do que a média da BAND no horário.

Imagem: Rafael Moraes/Magnus Futsal

Somente em 2023, até outubro, foram 07 transmissões em emissoras de TV Aberta e mais de 40 jogos em canais fechados, com retorno de mídia superior a 5 bilhões de reais em exposição.

O resultado positivo indica um crescimento ainda maior para as próximas temporadas. Para 2024 a LNF anunciou a criação da Liga Nacional de Futsal Sub20 com o objetivo de descobrir e desenvolver novos talentos, além da série B da competição que terá sua primeira edição já em 2025.

A Liga, que é a principal competição de futsal do Brasil e considerada a mais disputada do mundo, também dobrou o seu faturamento em 2023 aumentando o investimento em estrutura e seguindo na construção para quem sabe um dia tornar-se a “NBA do Brasil”.  Enquanto a LFF ampliou em 150% sua receita nesta temporada e apesar de estar somente em sua segunda edição, já é reconhecida como a principal liga de futsal feminino do planeta.

Ligas consolidadas, CBFS reestruturada e trabalhando no fomento da modalidade em nível nacional para todas as categorias, gêneros e profissionais e, com o respaldo da CBF para as Seleções Brasileiras de Futsal seguirem no topo do mundo. Harmonia perfeita para que o futsal siga crescendo e ocupando o seu merecido espaço de destaque na mídia e no coração dos brasileiros.

#OFUTSALÉGRANDE

Compartilhe