Indústria

Investigação da Premier League apura que ex-dono do Chelsea cometeu irregularidades em transferências

A investigação envolve as idas de William e Samuel Eto'o para o clube inglês em agosto de 2013

Investigação da Premier League apura que ex-dono do Chelsea cometeu irregularidades em transferências
Willian conquistou diversos títulos com o Chelsea (Foto: Glyn Kirk / Getty Images Europe)

31 de outubro de 2023

2 minutos de Leitura

Nos últimos dias, novos capítulos da investigação da Premier League sobre as transferências do Chelsea durante a gestão de Roman Abramovich foram revelados. A entidade apura pagamentos secretos realizados pelo clube.

Segundo o The Times, a investigação envolve as idas de William e Samuel Eto’o para o clube inglês em agosto de 2013, transferidos do Anzhi Makhachkala. Liderados por Boehly, os atuais proprietários teriam sinalizado as irregularidades enquanto estavam no processo de compra dos Blues.

O brasileiro Willian foi adquirido pela equipe de Londres por £ 30 milhões, e o ex-atacante do Barcelona, na mesma janela, foi contratado após sofrer um corte salarial de £ 10 milhões para fazer parte do elenco de José Mourinho.

Os registos financeiros sugerem que, além dos pagamentos de transferência realizados pelo Chelsea, outros valores podem ter sidos enviados às chamadas “entidades russas”. Não há nenhuma sugestão de que qualquer jogador estivesse ciente das negociações relatadas, no entanto, as transferências fazem parte de uma investigação ainda em curso.

Em comunicado, o time londrino fez questão de esclarecer o período em que as irregularidades teriam sido cometidas.

“Essas alegações são anteriores à atual propriedade do clube. Dizem respeito à entidades que eram comprovadamente controladas pelo antigo proprietário e não dizem respeito a qualquer indivíduo que esteja atualmente no clube”, afirmou o Chelsea, em comunicado oficial.

“O atual grupo proprietário concluiu a compra do clube em 30 de maio de 2022. Durante um processo completo de due diligence, antes da conclusão da compra, os novos donos tomaram conhecimento de relatórios financeiros potencialmente incompletos relativos a transações históricas durante a propriedade anterior do clube. Imediatamente após a conclusão da compra, o clube reportou proativamente essas questões a todos os reguladores aplicáveis”, complementa o clube.

Compartilhe