O poder da marca: potencializando a imagem no esporte

Marcas bem estabelecidas têm o poder de despertar sentimentos de identificação, orgulho e paixão dos torcedores

outubro 20, 2023
Tiago Maranhão

Tiago Maranhão é Country Manager da Stages, software para impulsionar a monetização de creators e infopreneurs. Jornalista graduado pela PUC-SP, com mais de 20 anos em comunicação esportiva, criação e gestão de conteúdo.

O universo esportivo sempre foi e será competitivo. Ainda bem, porque é da natureza do esporte ser assim. A definição do que é essa competição só expande e, hoje, a busca pelo sucesso vai muito além dos resultados alcançados dentro dos limites da competição. É uma disputa que se dá também na comunicação e no marketing, tanto quanto a performance em si, a construção de uma marca forte se consolida cada vez mais como uma conquista imprescindível para qualquer atleta ou instituição dentro da área esportiva. 

Alcançar o pódio nessa busca por arquitetar uma imagem sólida significa oferecer uma identidade única, que ajuda a se destacar num campo com tantos jogadores grandes. Pensando no âmbito esportivo, essa premissa permite a construção de uma conexão emocional muito mais robusta com  fãs e seguidores. Marcas bem estabelecidas, sejam elas atreladas a atletas ou instituições, têm o poder de despertar sentimentos de identificação, orgulho e paixão dos torcedores, tornando-os ainda mais leais e engajados com o que essas marcas  representam. 

Não só isso, a construção de um branding esportivo bem feito é sinônimo de bons negócios, pois atrai ainda mais patrocinadores, parceiros e investidores, que buscam associações com os valores e a imagem positiva que só o esporte é capaz de transmitir. Em outras palavras, uma marca forte e reconhecida amplia a visibilidade e a credibilidade de um profissional ou entidade do cenário esportivo e de mercado ao mesmo tempo. 

Diferencial no conteúdo

Diante desse contexto, todos os players envolvidos nesse ambiente da competição buscam encontrar soluções que colaborem na construção de uma imagem de destaque para potencializar o seu alcance. É nesse sentido que vem crescendo no mercado o chamado conteúdo premium, que é um material exclusivo e de alta qualidade relacionado a eventos esportivos, atletas, equipes ou marcas do segmento. 

Basicamente, esse formato vai além das informações e dos destaques tradicionais que já conhecemos deste universo, uma vez que o seu foco é oferecer uma experiência mais próxima e envolvente aos fãs e seguidores, que, por sua vez, se mostram cada vez mais dispostos a consumir tais produções. Para se ter uma ideia, segundo um estudo desenvolvido pela YouGov, 3 em cada 10 fãs de esportes possuem ao menos uma assinatura em canais voltados de conteúdo premium.

Baseados numa estrutura de três pilares – um produto único, de qualidade e relevante –, tais produções englobam tudo aquilo que não cabe nas transmissões de canais esportivos, mas que os fãs adorariam assistir, e se destacam por proporcionar algo que, até então, parecia estar muito fora do alcance de quem acompanha de fora. Dentre os principais conteúdos que se encaixam nesse formato estão: 

  • Bastidores dos jogos, em que os clubes expõem aos seus torcedores a chegada e preparação de seus jogadores antes de uma partida, além da reação dos atletas após o término do confronto;
  • Séries que contam a história de um clube esportivo ao longo dos anos, destacando momentos memoráveis e permitindo que os torcedores conheçam melhor a história e a cultura da equipe;
  • Programas que oferecem entrevistas exclusivas com jogadores, treinadores e figuras influentes do esporte.

Uma das equipes que tem desempenhado um papel interessante através dessas produções especiais é o Flamengo. Por meio da FlaTV+, o Rubro-Negro disponbiliza aos seus torcedores assinantes uma série de materiais inéditos, como transmissões de jogos, treinos ao vivo, documentários e conteúdos interativos com os seus jogadores.

Outro exemplo interessante do mercado é o FPF Play, canal de conteúdo premium onde a Federação Paranaense de Futebol disponibiliza não só transmissões ao vivo dos seus torneios, como debates, análises pós-jogo e programas especiais relacionados aos campeonatos.

Atenção ao feedback

Tais materiais ajudam a valorizar ainda mais os produtos e personagens envolvidos na prática esportiva, e contribui na humanização e na construção de um vínculo afetuoso dessas marcas junto aos seus seguidores. Sendo assim, podemos afirmar que esses conteúdos premium oferecem uma interação valiosa, permitindo um os atletas, clubes e federações se conectem diretamente com seus fãs, construindo uma verdadeira comunidade em torno de suas identidades.

No entanto, já que o foco dessas iniciativas é justamente produzir uma conexão mais próxima com o público, vale ressaltar que ouvir atentamente a audiência e adaptar estratégias com base nesse discurso é extremamente importante. O feedback dos consumidores desses conteúdos não apenas fornece insights valiosos para melhorar produtos e serviços, mas também cria um senso de pertencimento, fortalecendo ainda mais os laços entre os fãs e a marca.

A construção de uma imagem sólida dentro do âmbito esportivo é um desafio (quase) tão grande quanto troféus e medalhas. Construir narrativas próprias e torná-las próximas de seus seguidores é uma tarefa complexa e que exige esforço e estratégia,  que, se bem estruturadas, podem fazer a diferença na formação de uma marca verdadeiramente campeã. 

Compartilhe: