Tecnologia

Parceira do COI, Atos inaugura Centro de Operações Tecnológicas para Jogos de Paris 2024

Local é o centro de controle e comando de tecnologia que supervisiona todas as 63 competições olímpicas e paralímpicas e instalações não competitivas

Parceira do COI, Atos inaugura Centro de Operações Tecnológicas para Jogos de Paris 2024
Foto: ATOS/ Divulgação

05 de outubro de 2023

2 minutos de Leitura

Patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Atos inaugurou o Centro de Operações Tecnológicas (TOC, na sigla em inglês) para os Jogos de Paris 2024. A empresa está envolvida com o Movimento Olímpico desde Barcelona 1992 e com o Movimento Paralímpico desde Pequim 2008.

Também é a parceira oficial de tecnologia digital do Comitê Olímpico Europeu para as edições de 2023 e 2027 dos Jogos Europeus.

O evento de inauguração contou com as presenças de Nourdine Bihmane, CEO da Tech Foundations, e Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador Paris 2024).

Com 610m², o TOC é o centro de controle e comando de tecnologia que supervisiona todas as 63 competições olímpicas e paralímpicas e instalações não competitivas. Como parceiro global de TI, principal integrador de TI do COI, a Atos irá gerenciar as operações de TI do local, coordenando mais de 2.000 especialistas e operando 24 horas por dia, 7 dias por semana durante toda a competição.

Após três anos de colaboração remota, os 15 parceiros tecnológicos do grupo trabalharão juntos no local. A Atos aproveita o COT para coordenar 140 gerentes de TI em todos os locais operacionais dos Jogos de Paris 2024.

A Atos fornecerá suporte aos 60 gerentes de resultados, responsáveis por coletar e publicar corretamente os dados de desempenho e estatísticas no Olympic Diffusion System (ODS), sistema que anuncia em tempo real os resultados das 50 modalidades.

A empresa irá anunciar esses dados em até 0,35 segundos, antes de serem transmitido nos sites dos Jogos e outros meios de comunicação, disponíveis para visualização de todos os dispositivos, incluindo desktops, smartphones e tablets.

Até setembro de 2023, os eventos testes realizados para 18 modalidades em 11 locais de competição ajudaram as equipes do Centro Tecnológico em Paris e da Central em Barcelona a avaliarem os sistemas e aplicações em tempo real. Até julho de 2024, mais de 250 mil horas de testes terão sido realizadas.

“A abertura do Centro de Operações Tecnológicas, o centro de TI dos Jogos de Paris 2024, é um marco importante no sprint final realizado pela Atos para entregar um ambiente mais conectado e Jogos tecnologicamente avançados para atletas, esportes, federações, mídia e público em geral”, destacou Bruno Marie-Rose, CIO e CTO dos Jogos de Paris 2024.

Compartilhe