Licenciamento

Adidas e Laboratório Fantasma se unem em linha que exalta a ancestralidade

Com Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional, objetivo é promover autoestima e contribuir para o combate à discriminação racial

Adidas e Laboratório Fantasma se unem em linha que exalta a ancestralidade

01 de novembro de 2023

2 minutos de Leitura

No mês de conscientização sobre o combate ao racismo e exaltação à cultura negra, a Adidas, em parceria com a Laboratório Fantasma, reúne Atlético-MG, Cruzeiro e Internacional para o lançamento de uma camisa especial que homenageia um dos mais reconhecidos símbolos de resistência da cultura negra, a trança.

Com direção criativa da Laboratório Fantasma, organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo com o propósito de transformar a realidade da sociedade, a campanha conta com a participação do rapper, cantor e compositor Rael, que realizou a narração do vídeo de lançamento da iniciativa e está em disponível em publicação conjunta entre os perfis da Adidas Brasil e do Laboratório Fantasma.

Com a mensagem “Trançar Brasil e África”, a campanha de Excelência Negra se inspira em diferentes tipos de tranças ao longo de toda a história, representando estes símbolos no design da camisa. Predominantemente na cor creme, os novos mantos possuem desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos na cor amarela nas mangas e na parte inferior frontal.

“A inferiorização da humanidade e da subjetividade dos corpos negros na sociedade se dá, historicamente, pela violência, sobretudo, da nossa estética. Exaltar a beleza negra a partir da exaltação do nosso Orí e da nossa estética capilar é confrontar o racismo, a eugenia e as tentativas de genocídio que a população negra passou e ainda passa”, disse Evandro Fióti, CEO da Laboratório Fantasma.

“Essa colaboração com a adidas e com os clubes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presente na nossa sociedade e que deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. Como amante de futebol, é um sonho poder viabilizar essa collab com a adidas, que vai trazer orgulho, consciência e afeto para tantos torcedores e para sociedade brasileira. As marcas têm um papel fundamental nesse diálogo e é um prazer poder ser parte desse feito”, acrescentou Fióti.

Os modelos possuem o escudo do clube à esquerda e o da adidas à direita. Na parte central das camisas, o patch amarelo “Da Raiz à Luta” completa o design. As camisas Excelência Negra de Cruzeiro, Internacional e Atlético Mineiro já estão disponíveis no site da Adidas Brasil, nas lojas da marca e oficiais dos clubes, tanto no modelo masculino quanto no feminino, por R$ 329,99.

Compartilhe