Atlético Mineiro terá uniforme especial para alertar sobre câncer de pele

Contra o Grêmio, neste domingo, jogadores chamarão a atenção para a importância da prevenção contra a doença

novembro 22, 2023

Para alertar os torcedores sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de pele, os jogadores do Atlético Mineiro aderiram a Campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a convite da MRV.

Os atletas entrarão em campo neste domingo (26/11) com uniforme especial, na partida entre Atlético e Grêmio, pela 35ª rodada do Brasileirão. O time vestirá uma camisa estilizada com números, braçadeiras e faixa na cor laranja, e um patch especial na camisa sobre o tema.
 
Os painéis em torno do campo terão mensagens sobre a importância da prevenção ao câncer de pele, da campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a MRV, patrocinadora do Galo.

No intervalo do jogo será exibido um jingle feito pelo Quarteto da Arriação, especialmente para a campanha. O grupo, formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, com mais de 1,2 milhão de seguidores, utilizando os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas, gravou um jingle especial alertando ao público sobre a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele ​é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 33% de todos ​os tumores malignos registrados no país.​ Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios UV, provenientes do sol.​

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.

Compartilhe: