Flamengo e Palmeiras lideram consumo de torcedores na reta final do Campeonato Brasileiro

Levantamento considerou transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os clubes que ainda têm chances de título

novembro 29, 2023

Na reta final do Campeonato Brasileiro 2023, seis clubes chegam às rodadas finais com chance de título: Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Red Bull Bragantino e Grêmio.

Um estudo do Itaú Unibanco mostra que, entre os candidatos citados, o Flamengo tem a torcida que mais gasta com o time, enquanto o Palmeiras domina em número de transações. Nos dois rankings, no entanto, é a torcida do Botafogo que mais evoluiu no ano passado, dobrando as compras e triplicando o faturamento.

O levantamento considerou as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os seis clubes – sócio torcedor, compras no estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial – e contempla as transações realizadas entre janeiro e outubro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.

“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem. É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, disse Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.

Considerando a quantidade de transações, a torcida do Palmeiras é a que teve o maior número de compras relacionadas ao time em 2023, sendo responsável por 50% do total relacionado aos seis times. O Flamengo vem em segundo lugar, com 27,6%, seguido de Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e Bragantino (1%).

O clube que teve maior evolução em relação ao ano passado, entretanto, é o Botafogo, cuja torcida mais que dobrou suas compras relacionadas ao time – com alta de 118% nas transações na comparação com 2022. O Grêmio vem em seguida, com alta de 38,5%, seguido do Palmeiras, com 13% e Bragantino, com 12%. Flamengo e Atlético-MG tiveram queda, de 33,5% e 45,3%, respectivamente.

Considerando o valor total gasto pelos torcedores com os times, a disputa é equilibrada entre dois deles, Flamengo e Palmeiras. O time da Gávea ainda tem a liderança no consumo dos torcedores, com 35% do total gasto pelas torcidas em 2023, considerando os seis times. O Palmeiras tem 30,6%, seguido de Atlético-MG, com 14,8%, Botafogo, com 10,8%, Grêmio, com 8,3%, e Bragantino, com 0,5% do total.

Entretanto, na comparação com 2022, o Flamengo teve queda no total gasto por seus torcedores, de 19,5%, enquanto o Palmeiras teve uma alta de 15,6%. Quem lidera com folga a evolução em relação ao ano passado é o Botafogo, com avanço impressionante de 205,4% no valor gasto por seus torcedores com o clube. O Grêmio aparece em seguida, com alta de 63,2%, seguido do Bragantino, com 16,5%. Em último lugar está o Atlético-MG, cuja torcida gastou menos esse ano, com queda de 24,6%.

Compartilhe: