Na reta final do Campeonato Brasileiro 2023, seis clubes chegam às rodadas finais com chance de título: Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Red Bull Bragantino e Grêmio.
Um estudo do Itaú Unibanco mostra que, entre os candidatos citados, o Flamengo tem a torcida que mais gasta com o time, enquanto o Palmeiras domina em número de transações. Nos dois rankings, no entanto, é a torcida do Botafogo que mais evoluiu no ano passado, dobrando as compras e triplicando o faturamento.
O levantamento considerou as transações realizadas com cartões de crédito que tenham relação com os seis clubes – sócio torcedor, compras no estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial – e contempla as transações realizadas entre janeiro e outubro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.
“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem. É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, disse Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.
Considerando a quantidade de transações, a torcida do Palmeiras é a que teve o maior número de compras relacionadas ao time em 2023, sendo responsável por 50% do total relacionado aos seis times. O Flamengo vem em segundo lugar, com 27,6%, seguido de Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e Bragantino (1%).
O clube que teve maior evolução em relação ao ano passado, entretanto, é o Botafogo, cuja torcida mais que dobrou suas compras relacionadas ao time – com alta de 118% nas transações na comparação com 2022. O Grêmio vem em seguida, com alta de 38,5%, seguido do Palmeiras, com 13% e Bragantino, com 12%. Flamengo e Atlético-MG tiveram queda, de 33,5% e 45,3%, respectivamente.
Considerando o valor total gasto pelos torcedores com os times, a disputa é equilibrada entre dois deles, Flamengo e Palmeiras. O time da Gávea ainda tem a liderança no consumo dos torcedores, com 35% do total gasto pelas torcidas em 2023, considerando os seis times. O Palmeiras tem 30,6%, seguido de Atlético-MG, com 14,8%, Botafogo, com 10,8%, Grêmio, com 8,3%, e Bragantino, com 0,5% do total.
Entretanto, na comparação com 2022, o Flamengo teve queda no total gasto por seus torcedores, de 19,5%, enquanto o Palmeiras teve uma alta de 15,6%. Quem lidera com folga a evolução em relação ao ano passado é o Botafogo, com avanço impressionante de 205,4% no valor gasto por seus torcedores com o clube. O Grêmio aparece em seguida, com alta de 63,2%, seguido do Bragantino, com 16,5%. Em último lugar está o Atlético-MG, cuja torcida gastou menos esse ano, com queda de 24,6%.