Indústria

O fortalecimento comercial do Vitória para voltar a disputar a Série A

Nos últimos meses, Leão ampliou em 10 vezes a arrecadação com a venda produtos e fez ativações para aproximar investidores do clube

O fortalecimento comercial do Vitória para voltar a disputar a Série A
Foto: Victor Ferreira (@victorfotos)

16 de novembro de 2023

3 minutos de Leitura

O Esporte Clube Vitória venceu o Novorizontino por 2 a 1, na noite de domingo (12), e garantiu o retorno antecipado à Série A do Brasileirão de 2024. Há pouco mais de um ano, o cenário do rubro-negro era totalmente diferente e era quase impensável que este feito poderia ocorrer em um curto espaço de tempo.

Durante a temporada passada, o clube lutou contra o rebaixamento para a Série D do Brasileiro, mas conseguiu uma arrancada final e se classificou para a fase eliminatória da terceirona.

Em uma das estratégias para ampliar a receita, o Vitória passou a promover uma série de ações com os patrocinadores, o que potencializou o engajamento nas redes sociais e rendeu montante essencial para o investimento no elenco durante a Série B.

Apenas com a venda de produtos oficiais, desde que a Volt Sport assumiu a gestão, o Vitória passou a arrecadar R$ 2 milhões por mês, valor dez vezes maior que quando o Leão usava a marca própria.

“Desde que chegamos ao clube, conseguimos criar um novos produtos, ampliar o mix de produtos e o Vitória ampliou em dez vezes o faturamento com as vendas de itens oficiais. A gestão entendeu o trabalho da Volt e os legados que queremos construir junto ao clube, atuando em frentes que vão além de um fornecedor de material esportivo”, disse Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt.

Sobre o aumento da exposição, Kleimmann explica que a vaga na Série A, além de proporcionar a criação de novos produtos, terá uma exposição ainda maior, o que implica positivamente na arrecadação do clube.

“A Série A rompe a barreira nacional e conta com uma visibilidade em todo o planeta. É uma cadeia que também envolve as transmissões em TV aberta, jogos no streaming, entre outras coisas. Consequentemente, é uma oportunidade para o desenvolvimento de ações esporádicas para celebrar essa conquista esportiva, que tem um impacto diretamente conectado com os hábitos de consumo”, acrescentou o executivo.

O sucesso com o Fatal Model

Atualmente, a camisa do Vitória conta com a logomarca de nove empresas. O Fatal Model, site de entretenimento adulto, virou um dos patrocinadores com a maior relevância na camisa do Leão.

Além da exposição, a empresa ajudou na premiação aos jogadores e criou uma série de ações para movimentar a parceria, que envolveram distribuições de itens oficiais por Salvador, composição de nova música para a torcida organizada e até 90% de desconto na assinatura premium da plataforma.

“Tem sido muito gratificante fazer parte da trajetória do Vitória. Ao longo desta temporada, tivemos experiências incríveis com o clube e a torcida, que abraçaram nossa causa. Nossas iniciativas são uma forma de retribuir esse apoio. Mais que um simples patrocinador, somos um parceiro do Vitória na busca por seus objetivos”, finalizou Nina Sag, diretora de comunicação do Fatal Model.

Impacto no sócio-torcedor

O impacto do retorno à Série A também foi visto em outras propriedades do clube. O quadro de sócios-torcedores chegou a marca de 29 mil inscritos e, após a vitória contra o Novorizontino, mais de 16 mil usuários passaram a seguir a conta oficial no Instagram.

Compartilhe