Indústria

Movimento Plástico Transforma promove ação de reciclagem e conscientização na São Silvestre

Ação vai recolher os copos plásticos usados pelos atletas, encaminhará para a reciclagem e promoverá transformação em novos objetos que serão disponibilizados para a população

Movimento Plástico Transforma promove ação de reciclagem e conscientização na São Silvestre

26 de dezembro de 2023

2 minutos de Leitura

No dia 31 de dezembro acontece a 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Durante a ocasião, o Movimento Plástico Transforma, realizará a ação de coleta dos copos plásticos de água utilizados pelos participantes. Esta será a quarta edição da iniciativa, que tem como parceiros a Fundação Cásper Líbero e a Yescom.

Ao longo dos 15 km do percurso da corrida serão distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos que, após o consumo da água, são descartados nas vias.

Uma equipe contratada pelo Movimento coletará as embalagens, que serão transportadas até a cooperativa de catadores, YouGreen, onde serão beneficiados com a retirada do lacre de alumínio. Posteriormente, os copos serão levados para a Plastimil, onde ocorrerá a fabricação da resina reciclada.

Finalizando o processo, a matéria-prima reciclada será transformada em novos produtos, que serão doados e retornarão à sociedade.

Com a ação, o evento almeja atingir resíduo zero de material plástico, ou seja, nenhum copo chegará aos aterros sanitários. Um dos objetivos da iniciativa é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante o evento, além da conscientização do público sobre a importância da reciclagem e da economia circular.

A corrida vai reunir 35 mil participantes neste ano. Neste sentido, o fornecimento de água se faz essencial para a hidratação dos atletas e a embalagem plástica é a mais apropriada para o corredor ingerir o líquido de forma rápida e segura. Além disso, esse tipo de material é bastante versátil, o que facilita a possibilidade de sua transformação em ampla variedade de itens.

“Com essa ação temos o intuito de trazer consciência a sociedade quanto aos benefícios provenientes da reciclagem, que se torna mais efetiva quando todos colaboram por meio da realização do descarte correto de resíduos. A partir do recolhimento deste material será possível retorná-los à sociedade com outras utilidades, e ao mesmo tempo colaborar com a preservação do meio ambiente”, disse Mariana Cardoso, membro do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

Compartilhe