O Porto anunciou um espaço sensorial que será disponibilizado nas dependências do Estádio do Dragão. Chamado de Inzone, o local será destinado para pessoas com deficiência sensorial e intelectual.
A inauguração do ambiente será realizada neste sábado (17), na partida entre Porto e Estrela Amadora, pela Liga Portuguesa.
Lançado em parceria com a Betano, o Inzone é dividido em 3 setores e conta com tecnologia e equipamentos necessários para aprimorar a experiência dos torcedores que frequentarão o espaço.
Setor 1
O setor 1 conta com espaço com visibilidade direta para o campo, onde é possível assistir ao jogo com o controle de todos os estímulos sensoriais. Ao contrário do ambiente do estádio, dentro da sala, é possível controlar quantidade, intensidade e frequência dos diferentes estímulos (a sala é insonorizada e com luminosidade regulável).
Setor 2
Espaço de transição entre setor 1 e o setor 3. Neste estágio, o utilizador passa a ter menor controle sobre o ambiente, mas mantém o acesso a elementos proprioceptivos, táteis e vestibulares que facilitam a sua regulação em um local menos controlado.
Em situações de sobreestimulação e diante da dificuldade na gestão dos estímulos sensoriais, o utilizador poderá sempre retornar à Sala Sensorial de sua preferência.
Setor 3
Este setor possibilita o primeiro momento em que o usuário da Inzone assiste a partida com os outros torcedores, mas é mantida a possibilidade de regressar às zonas anteriores sempre que necessário. Importante ressaltar que cada utilizador do espaço terá diferentes especificidades e, consequentemente, diferentes necessidades.
Desta forma, o utilizador poderá assistir ao jogo no setor onde se sentir mais confortável e seguro, podendo transitar entre zonas durante o jogo. Esta experiência será sempre acompanhada, avaliada e mediada por profissionais de saúde qualificados.