Paris 2024

Paris 2024: medalhas Olímpicas e Paralímpicas são apresentadas

Cada medalha olímpica e paralímpica de Paris é incrustada com um pedaço de ferro original da Torre Eiffel

Paris 2024: medalhas Olímpicas e Paralímpicas são apresentadas

08 de fevereiro de 2024

2 minutos de Leitura

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 apresentou as medalhas de ouro, prata e bronze que serão dadas aos atletas.

Ao contrário das outras 36 mil medalhas que foram distribuídas desde Atenas 1896, os primeiros Jogos Olímpicos modernos, as de Paris 2024 trarão um pequeno pedaço de Paris e de um símbolo da França: a presença de um metal original oriundo da Torre Eiffel no centro. A criação é da famosa joalheria Chaumet.

São pedaços da torre que foram removidos durante as obras de reforma do século XX e preservados. O hexágono é uma lembrança à forma da França, uma nação que às vezes é chamada de “L’hexagone”.

“O que é impactante neste ano é ter uma parte do metal original da Torre Eiffel, o ferro, nestas várias medalhas, então isso é o que queríamos fazer, infundir todos esses atletas de 2024 com este metal”, disse Tony Estanguet, Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024.

Na parte de trás estão a tradicional Nike, deusa da vitória, o Estádio Panatenaico de Atenas, onde as Olimpíadas foram retomadas em 1896, e a Acrópole. Para Paris 2024, a Torre Eiffel foi adicionada em frente à Acrópole.

As medalhas Olímpicas e Paralímpicas são gravadas com o nome do esporte, da disciplina e do evento nas bordas. Estas inscrições são em francês nas medalhas Olímpicas e em inglês nas medalhas Paralímpicas, as línguas oficiais respectivas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Compartilhe