Futebol

Portuguesa lança terceiro uniforme da temporada em campanha contra o racismo

Lusa faz referência aos quase 140 anos do fim da escravidão no país e homenageia ídolos negros

Portuguesa lança terceiro uniforme da temporada em campanha contra o racismo

14 de fevereiro de 2024

1 minutos de Leitura

A Portuguesa lançou o seu terceiro uniforme na temporada em parceria com a JOMA. Batizada de “Racismo não”, ela faz referência aos quase 140 anos do fim da escravidão no país, no ano de 1988.

As fotos de lançamento contam com a participação de três ídolos da história rubro-verde: os ex-jogadores Tico, Badeco e Ivair.

O novo uniforme tem a predominância da cor preta, com detalhes em laranja, presentes nas mangas, golas e também no escudo monocromático em laranja e preto. Nas costas, está presente a frase “Racismo não”. O cenário do ensaio foi o Museu Histórico da Portuguesa.

No lançamento, a Lusa alertou sobre os episódios de racismo que ocorrem todos os dias, incluindo no futebol. Pesquisas recentes indicam que 80% da população brasileira admite viver em um país racista e 64% reconhecem que esse quadro se inicia na escola.

“Atletas e torcedores brasileiros são rotineiramente vítimas de ataques de cunho racistas por sua pele ou nacionalidade. Muitas vozes se levantam contra esses agressores, muitos clubes se posicionam diante deste cenário e a Associação Portuguesa de Desportos se coloca na fronte dessa luta, ao lado dos seus”, destacou.

Compartilhe