Uncategorized

Entretenimento e futebol no Brasil

Ter a oportunidade de ver o esporte acontecendo é algo incrível

Entretenimento e futebol no Brasil

04 de março de 2024

3 minutos de Leitura

Thales Paoliello
Thales Paoliello
Sócio da Monday Marketing Esportivo, agência de marketing esportivo fundada em 2009, especializada em patrocínios e ativação.

Ser fã de esporte é algo que ultrapassa o jogo em si. É esporte, é entretenimento, é paixão, é tudo junto.

Aqui no Brasil, o país do futebol, a modalidade é de longe o esporte mais assistido, mais praticado e com maior número de fãs. Comemoramos, inclusive, o Dia Nacional do Futebol, desde 1976.

E como o “fã do esporte”, mais especificamente do futebol, consegue vivenciar isso no dia a dia, além das partidas?

Antes de aprofundar no tema, eu mudo nosso olhar para os EUA. Lá temos 4 principais ligas, dos esportes mais populares em terras americanas: NFL (futebol americano), NBA (basquete), NHL (hockey) e MLB (baseball).

Lá eles dão aula de como juntar o esporte com o entretenimento. De como trazer o fã para além da partida, mais que os resultados, um lifestyle. Já vi na prática em viagens, indo a jogos (que são um entretenimento à parte) e eventos dessas ligas, é sensacional!

Tive a oportunidade nesse início de ano de vivenciar duas experiências no Brasil de produtos americanos. Visitei o NBA Park em Gramado e também o NFL in Brasa, uma feira da NFL realizada em São Paulo. Posso afirmar que foram experiências fantásticas. Eu confesso uma coisa: não sou fã de basquete nem de futebol americano. Admiro, acompanho mas não sou fã. Eu saí dos dois lugares encantado.

Você ter a oportunidade de ver o esporte acontecendo é algo incrível.

Voltando para a pergunta, e o nosso futebol? Tem algo assim?

Não existe uma resposta objetiva, mas na minha opinião estamos muito longe de oferecer a experiência que o público pode ter.

No NBA PARK, em Gramado, na loja ao fim da visita, tem TODAS as jerseys de TODOS os times da NBA. Home, away, alternativas, shorts, camisetas comemorativas, ídolos, o que você quiser.

Onde eu encontro todas as camisas de futebol hoje, em um local físico? Talvez na 12 de outubro, em SP, você encontre as famosas “piratas”. Recentemente a nossa NBB lançou uma loja virtual muito bacana! Pode ser o começo, pelo menos no basquete.

E como mostrar para nossas crianças o que é a nossa liga de futebol? Existe um local com experiências licenciadas, para “ser um jogador por um dia” independente do clube que eu torço? No NFL in Brasa, meus filhos puderam jogar futebol americano, em todas as posições principais (chutar como um kicker, lançar como um quarterback, correr, e jogar em um campo!).

Os clubes tem os seus próprios tours. Já tive a oportunidade de realizar em diversos estádios e é sempre uma experiência incrível.

Mas e algo conjunto, para explorar e engajar o público? Temos muito potencial e muitas oportunidades a serem exploradas.

Ainda não temos uma liga, o que pode dificultar, mas temos clubes que tem boas relações entre si e profissionais exemplares para criar. Um exemplo bom é a Santos Store, na região do Pacaembu em São Paulo, um local para reunir torcedores do clube e apaixonados do esporte. Com loja, bar, espaço de reuniões e muito mais.

Eu acredito que o nosso mercado possa entregar muito mais para o torcedor, e trazê-lo ainda mais para perto, para consumir mais, se entreter mais e ser cada vez mais fã. É uma boa oportunidade para as pessoas que querem entrar no marketing esportivo. Vamos juntos!

Compartilhe