Na última terça-feira (12), foi definida a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Anfitriã do evento em 2019, Lima, no Peru, será a primeira cidade a receber a competição duas vezes em um intervalo tão curto de tempo.
A capital peruana venceu Assunção em eleição realizada em Miami, nos Estados Unidos, por 28 a 24.
As cidade entraram na disputa para sediar o evento há dois meses, devido à cidade colombiana de Barranquilla ter perdido o direito de realizar o Pan após não efetuar o pagamento que necessitava à Panam Sports.
A cidade colombiana não pagou duas parcelas de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 45 milhões) como garantia aos proprietários da competição. Dessa maneira, o contrato foi cancelado no começo de 2024.
Um dos centros mais importantes da América do Sul, Lima é considerada a capital gastronômica da América Latina e costuma receber milhões de turistas anualmente. Além do Pan, Lima sediou recentemente a primeira final única da Libertadores (2019), que culminou com o bicampeonato do Flamengo, e organizou a Copa América de 2004 vencida pelo Brasil.
Os Jogos Pan-Americanos são realizados a cada quatro anos e contam com a participação de 42 países das Américas. Na última edição, em Santiago, o Brasil levou mais de 600 atletas e voltou com recorde de medalhas: 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, totalizando 205 pódios.