Indústria

Parlamento Britânico aprova a criação do primeiro órgão regulador independente do futebol

O IFR será responsável pelas principais organizações de futebol do país

Parlamento Britânico aprova a criação do primeiro órgão regulador independente do futebol
Foto: Premier League / Reprodução / The US Sun

20 de março de 2024

1 minutos de Leitura

Visando aprimorar a sustentabilidade financeira, o Parlamento Britânico aprovou a Lei de Governança do Futebol (IFR), o primeiro órgão regulador independente do futebol masculino.

O IFR será responsável pelas principais organizações de futebol do país, como a National League (ligas semiamadoras), a EFL, e a própria Premier League, elite do futebol inglês.

Com a regulamentação, a entidade poderá multar em no máximo 10% da receita anual dos clubes. A punição será aplicada caso as equipes descumpram regras como evasão e ocultação de informações solicitadas pelo regulador.

“Durante muito tempo proprietários inescrupulosos abusaram de alguns clubes com má conduta financeira, o que nos piores casos levou à falência, como vimos com Bury e Macclesfield Town”, disse o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

A instituição inspecionará a propriedade das equipes, bem como seus gestores, e deverá estar ciente de todas as alterações de mudança de propriedade. Além disso, o IFR não poderá impedir a existência de clubes comandados por fundos estatais, como nos casos de Manchester City e Newcastle United.

Compartilhe