Buscando o mercado europeu, a NBA estuda estratégias para internacionalizar a liga cada vez mais. Além de jogos e amistosos de Pré-temporada, a organização também estuda contar com uma competição na Europa.
A entidade norte-americana, a Euroliga e a Federação Internacional de Basquete (FIBA) debatem há anos como aumentar a notoriedade da bola laranja na Europa.
Embora as negociações ainda continuem, de acordo com o portal Sportico, existe a possibilidade da NBA criar uma liga europeia independente. Dessa maneira, a organização cooperaria com a FIBA, deixando a Euroliga de lado.
Iniciando os estudos sobre o movimento, a NBA contratou o banco Raine Group para avaliar as oportunidades e a viabilidade de um torneio paralelo na Europa.
Alinhada com a sua estratégia de internacionalização, a liga regressou a Espanha em outubro, sete anos depois, para realizar uma partida de Off-Season entre Real Madrid e Dallas Mavericks. O jogo terminou com vitória da equipe espanhola por 127 a 123.
Movimentos recentes
Paralelamente, a NBA estuda retornar a Paris ainda este ano. Em janeiro, o comissário da organização, Adam Silver, e o presidente da França, Emmanuele Macron, reuniram-se para discutir sobre a possibilidade de um jogo da temporada regular sendo realizado novamente na capital.
Além do intercâmbio europeu, existe a possibilidade do México criar uma franquia para disputar a liga. Em 2023, como parte desse novo movimento, a partida entre Miami Heat e San Antonio Spurs foi disputada na capital mexicana com um grande público.