O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, avançou em um acordo com a NBA para o mercado americano após o término do atual acordo de TV da liga.
De acordo com o The Athletic, o pacote de jogos do Prime Video terá partidas tanto da temporada regular como dos playoffs, envolvendo até mesmo finais de conferência. A expectativa é que o contrato seja válido por dez anos e inicie na temporada 2025/2026.
Por outro lado, ESPN e a ABC também teriam um principio de acordo com a NBA que manteria as finais da liga na duas emissoras. Com a ESPN, também teria duração de uma década e menos jogos: de 100 para 80.
A NBA prefere ter três empresas envolvidas em seus novos acordos, mas não descartou uma quarta.
O último contrato de TV assinado pela NBA, com ESPN e TNT Sports, tem duração de nove anos, com pagamento médio de US$ 2,6 bilhões por temporada, e expira em 2024/2025.
Com ESPN e Amazon próximas de fechar com a NBA, a TNT Sports, que exibe a liga desde 1984, corre o risco de ficar fora do novo acordo. Já a NBC deseja colocar o basquete na programação do Peacock, seu serviço de streaming. É do interesse da NBA ampliar sua presença em plataformas de streaming no próximo ciclo de direitos de transmissão.
Novidades serão anunciadas em breve, afinal, a liga norte-americana alinhou todos os seus acordos domésticos e internacionais para terminarem após 2024/2025.