Paris 2024

COB faz megaoperação com equipamentos para Jogos Olímpicos Paris 2024

A logística é realizada pela área de jogos e operações internacionais da entidade, e irá utilizar dez contêineres carregados, saindo de sete países diferentes rumo a Paris

COB faz megaoperação com equipamentos para Jogos Olímpicos Paris 2024
Foto: Marina Ziehe (COB)

17 de abril de 2024

2 minutos de Leitura

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou como será sua ampla operação para o transporte dos equipamentos que serão levados aos Jogos Olímpicos 2024.

Realizada pela área de jogos e operações internacionais do COB, serão dez contêineres carregados, saindo de sete países diferentes rumo a Paris.

Os contêineres carregarão equipamentos de força e condicionamento físico, mobiliários diversos, itens de tecnologia da informação, eletrodomésticos e materiais de marketing.

Além dos equipamentos para a competição, de fato, como canoagem, vela, remo e atletismo.

Os países envolvidos na operação do COB são: China (uniformes); Paquistão (uniformes de competição); Holanda e República Tcheca (com equipamentos de condicionamento físico); Portugal (barcos da canoagem velocidade, pisos de vôlei, tatames, botes da vela) e Itália (botes da vela).

Dois contêineres irão para a Vila Olímpica, enquanto outros três terão como destino o QG do Time Brasil, na cidade de Saint-Ouen.

“A primeira fase da logística foi entender o escopo de atuação de cada área operacional e quais as infraestruturas que elas precisariam para desenvolver seus trabalhos durante os Jogos. Com isso começamos a preparar todos os materiais para carregar esses containers e a documentação para exportação, fase que está em operação neste mês de abril. No início de maio teremos o embarque dos containers com destino a Paris, com a entrega prevista para o início de junho”, detalhou João Gabriel Pinheiro, líder de logística da missão Paris 2024 do COB.

“É um processo desafiador, porque são mais de 20 mil itens e mais de 10 toneladas de material. Reunir tudo isso e fazer a preparação para o embarque é um trabalho minucioso que tem muita gente envolvida. É um transporte internacional, envolve diversas áreas do COB e confederações, mas estamos planejados e, inclusive, teremos um local específico de armazenamento desses materiais em Paris, espaço que servirá como hub de distribuição para as bases”, acrescentou.

De todos, o deslocamento dos cavalos do hipismo representa um dos principais desafios da operação, uma vez que envolve exigências burocráticas, até a escolha do fornecedor e dos tratadores e veterinários para acompanharem os animais no percurso.

Compartilhe