Indústria

Em expansão pelo Brasil, World Trail Races chega a Minas Gerais

A Arena WTR será montada na Praça Quatro Elementos, aberta ao público e com diversas atrações

Em expansão pelo Brasil, World Trail Races chega a Minas Gerais
Foto: Pedro Brandão

04 de abril de 2024

5 minutos de Leitura

Na temporada em que completa 10 anos de história, a World Trail Races desembarca pela primeira vez em Minas Gerais, lar de algumas das montanhas mais altas e desafiadoras do Brasil. O estado é o terceiro a receber uma etapa da liga, que segue expandindo sua presença no país. 

A WTR Nova Lima acontecerá neste fim de semana, 6 e 7, e reunirá atletas de todo o país para provas de Trail Run, Mountain Bike e Duathlon, nova modalidade da WTR para 2024. O evento tem realização e promoção da  213 Sports, vertical de esportes da V3A, da Speed Eventos Esportivos e da AEESB.
 
Nas provas de Trail Run, que serão realizadas neste sábado (06), os atletas poderão escolher entre três opções de percursos: Short 9km, Mid 19km e Long 28km. Com altimetria de 1.033 metros, o trajeto serpenteia os limites do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, um setor da Serra do Espinhaço marcado pela rica biodiversidade da flora e fauna, onde se localiza uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais, com seis mananciais. Os atletas serão recompensados com cenários deslumbrantes da região, como o Mirante dos Planetas e o Mirante Três Pedras.   
 
“Sou paulistana de coração mineiro, pois quando a gente se envolve nas montanhas de Minas Gerais, dificilmente voltamos atrás”, afirmou Beatriz Ferreira, que mora no estado. “Tive minha primeira participação na WTR Serra do Mar e foi marcante. Tenho certeza que a WTR Nova Lima trará essa experiência aos participantes”, completa a atleta, que foi convocada para o Time Oficial da Seleção Brasileira de Skyrunning.  

No domingo, será a vez das competições de Mountain Bike, com duas opções de distâncias: Light 28 km e Pro 53 km, que terão elevação máxima de 909 metros. Assim como as trilhas do Trail Run, os percursos abrangem trechos dos municípios de Belo Horizonte e Ibirité. Considerada o berço do Mountain Bike nacional, Minas Gerais recebe a primeira prova da modalidade da temporada 2024 da World Trail Races.
 
Os atletas podem escolher ainda disputar as duas modalidades, com o inédito Duathlon WTR, que pontua tanto para o ranking anual de Trail Run como para o de Mountain Bike, além de pódio e premiação especial para os vencedores da etapa. A modalidade é oferecida em duas configurações: Trail Run Short 9 km + Mountain Bike Pro 53 km ou Trail Run Mid 19 km + Mountain Bike Light 28 km. A WTR Nova Lima tem pontuação máxima de 7.500 no Ranking WTR.
 
“Sou de BH e esta será minha primeira experiência com a WTR, no quintal de casa, Nova Lima. Minas e montanha são quase sinônimos, então estou bastante acostumado, mas tenho certeza que será um desafio e tanto participar do segundo Duathlon da minha vida. Fazer uma prova nova e do ladinho de casa, vai ser uma experiência ímpar. Agora que saiu o percurso é focar nos treinos e quem sabe até rodar o percurso antes. Bora lá”, afirmou o empresário Fernando Horta Latini, estreante na WTR. 

A WTR Nova Lima conta ainda com a tradicional Kids Race, uma prova participativa que estimula o primeiro contato das crianças com o Trail Run e a vida outdoor. Com grande apelo lúdico, a diversão começa desde o aquecimento, onde animadores especializados desenvolvem atividades recreativas pensadas exclusivamente para prepará-los para a corrida. 

A Kids Race oferece uma estrutura completa, com camiseta oficial da etapa inspirada em games, kit lanche e, claro, a tão sonhada medalhinha. Tudo pensado para que as crianças tenham uma experiência completa no Trail Run. 

Outras iniciativas
 
Melhor experiência de conexão com a natureza do Brasil, a WTR é uma plataforma multi modalidade que une esporte, turismo, sustentabilidade e muito entretenimento. Palco de muitas destas atividades, a Arena WTR será montada na icônica Praça Quatro Elementos, que será também o local de largada de todas as provas. 
 
Aberta ao público, a Arena WTR oferecerá food park, shows com bandas locais, área kids – com animadores caracterizados e cama elástica – diversas ativações dos patrocinadores, massagem gratuita e recovery com crioterapia para os atletas, além da WTR Store, onde são comercializados produtos originais da liga.

O espaço recebe também diversas ações de sustentabilidade, realizadas em todas as etapas da organização, como a gestão de todos os resíduos gerados ao longo do evento, destinando-os para reciclagem e a limpeza das trilhas antes, durante e após as provas. A Arena reúne ainda diversas iniciativas sociais, como a arrecadação de materiais esportivos pelos atletas, e a doação de medalhas, troféus e camisas da entidade, para projetos sociais.
 
A WTR incentiva ainda a economia circular, destinando as lonas utilizadas nos eventos para produção de produtos exclusivos, desenvolvidos por artesãos e comercializados na WTR Store. 

Confira abaixo o calendário da temporada 2024 da WTR:

. 9/3 – WTR Praias Selvagens (Grumari, Rio de Janeiro – RJ) – Trail Run e Kids Race (4ª edição) – Realizada


. 6 e 7/4 – WTR Nova Lima (MG) –  Trail Run, MTB, Duathlon e Kids Race (Inédita – 1ª da Liga WTR em MG)


. 22/6 – WTR Arraial do Cabo (RJ) –  Trail Run e Kids Race (9ª edição)


. 3 e 4/8 – WTR Miguel Pereira (RJ) – Trail Run, MTB, Duathlon e e Kids Race (3ª edição)


. 19 e 20/10 – WTR Campos do Jordão (SP) –  Trail Run, MTB, Duathlon e  e Kids Race (3ª edição)


. 23 e 24/11- WTR Serra do Mar (Vale das Videiras, Petrópolis – RJ) – Trail Run, MTB, Duathlon e e Kids Race (7ª edição)


 

Compartilhe