Indústria

Investimentos e ativações da PUMA para ampliar presença no segmento de running

Marca intensifica esforços para conquistar um público composto por praticantes de corrida amadores, profissionais e atletas de elite

Investimentos e ativações da PUMA para ampliar presença no segmento de running
Luciana Soares, diretora de Marketing da Puma Brasil

08 de abril de 2024

6 minutos de Leitura

Segundo o IBGE, mais de 30% da população brasileira pratica alguma atividade física, desde caminhada, corrida ou outro esporte ao ar livre. Deste recorte, estima-se que mais de 5 milhões de pessoas pratiquem corrida em solo brasileiro, o que torna o Brasil uma das forças do running e palco de oportunidades para as grandes marcas.

Neste sentido, a PUMA vem apostando em tecnologia, alta performance e experiência para conquistar consumidores e dominar o mercado brasileiro. Prova disso, é que os tênis da família ‘Nitro’, que praticamente marcaram o retorno da empresa ao universo da corrida de rua em 2021, registraram um aumento de 117% nas vendas, entre 2022 e 2023.

Em entrevista para o MKTEsportivo, a diretora de marketing da PUMA Brasil, Luciana Soares, abordou as estratégias da empresa para atrair e fidelizar cada vez mais os diferentes públicos envolvidos no running, do amador ao atleta de elite.

“Pensando em produtos, a PUMA tem investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento para a categoria de corrida, um grande exemplo dos nossos esforços no último ano foram a criação de dois NITRO Labs, que são centros de testes que contam com a mais alta tecnologia para entender as necessidades dos corredores e desenvolver os produtos perfeitos para a prática da corrida. Tratando-se de corrida de rua, uma prática esportiva em grande crescimento em todo mundo, estamos trabalhando com parcerias estratégias para levar o esporte para cada vez mais pessoas”, comentou Luciana Soares, diretora de marketing da PUMA Brasil.

O mercado global de corrida é estimado em US$ 10 bilhões e apresenta os modelos de tênis com placa de carbono como grande destaque. Recentemente, por exemplo, a marca lançou duas novas atualizações de modelos da família NITRO, o Velocity NITRO 3 e o Fast-R 2 NITRO Elite.

“Nossa estratégia é proporcionar uma experiência superior aos corredores a fim de posicionar a PUMA na vanguarda da categoria, lançando modelos que proporcionem desempenho superior, seja por meio de placas de carbono ou soluções de amortecimento de última geração. No último mês, por exemplo, apresentamos duas novas atualizações de modelos da família NITRO, o Velocity NITRO 3 e o Fast-R 2 NITRO Elite, dando sequência ao compromisso firmado na inovação e de seguir atendendo às necessidades dos corredores de todos os níveis”, acrescentou Luciana.

Os lançamentos integram a campanha “Corra com NITRO” que incentivam a prática da corrida, oferecendo produtos que atendam variados tipos de corredores. A tecnologia de amortecimento apresenta infusão de nitrogênio por um processo que torna possível combinar três benefícios ao usuário: responsividade, amortecimento e extrema leveza.

Pretendendo aumentar em 60% o portfólio de running em 2024, no Brasil, a empresa tem oferecido experiências e inovações que se estendem para o digital, mirando na variedade de produtos e aprimorando os serviços de entrega.

“Investimos também em ativações, parcerias com assessorias esportivas e eventos, como a Night Run de 2023, para oferecer aos corredores oportunidades únicas de interação com a marca. No ambiente digital, temos um e-commerce próprio, que abrange o Brasil inteiro, que seguimos aprimorando constantemente oferecendo serviços de entrega rápida e facilitando o acesso a informações detalhadas sobre os produtos”, destacou.

Presença nos esportes olímpicos

Além de desenvolver tecnologias e inovações no marketing, a PUMA se destaca quando o assunto é esportes olímpicos. Contando com a lenda Usain Bolt como embaixador, a companhia também detém uma parceria de sucesso com a Associação Olímpica da Jamaica, umas das maiores organizações no atletismo.

“A história da PUMA sempre esteve atrelada à velocidade e performance, estando presente nos pés de grandes atletas que marcaram história através de recordes e conquistas. Passamos pelo histórico gesto dos punhos cerrados de Tommie Smith e John Carlos, em protesto contra o racismo na Olímpiadas de 1968, até os recordes históricos de Usain Bolt, que é embaixador da marca até os dias atuais. Além disso, possuímos um vasto legado de patrocínios a confederações de atletismo, como a extremamente vencedora aliança com a Associação Olímpica Jamaicana”, detalha a profissional.

Acordo histórico fechado em 2022, a companhia também firmou contrato com a Confederação Brasileira de Atletismo até 2032. Fruto da parceria, pela primeira vez os produtos licenciados da CBAt estão sendo vendidos em lojas convencionais. Além disso, a colaboração com a entidade contempla o patrocínio de equipes adultas e juvenis, bem como a atletas de destaque do cenário mundial.

“A parceria com a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), reflete este compromisso da PUMA com o segmento de running para a comunidade de corredores no Brasil. Patrocinamos a maior autoridade de atletismo no país, não havendo nada mais relevante do que isso para a imagem de uma marca, afinal os principais atletas de elite do país estão usando nossos produtos e conquistando resultados históricos com eles”, complementou.

Após se unir com órgão principal do atletismo brasileiro, a PUMA ampliou sua presença no cenário nacional fechando contrato com atletas e fortalecendo o compromisso da empresa em apoiar os desportistas brasileiros.

“Com a aproximação com a CBAt, iniciamos parcerias com esportistas do atletismo brasileiro como Renan Gallina (ouro nos 200m rasos e no revezamento 4x100m nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023), Rafael Pereira (bronze nos 110m com barreira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023), Vitória Rosa (velocista detentora do recorde Sul-Americano outdoor nos 200m e Indoor nos 60m) e Letícia Oro (bronze no salto em distância em Oregon 2022). Do ponto de vista dos atletas, além do investimento financeiro para viabilizar suas carreiras, nós oferecemos acesso a produtos com a melhor tecnologia da PUMA globalmente”, finalizou Luciana.

Além das entidades citadas, para os Jogos Olímpicos de 2024, a marca alemã patrocinará as delegações de Cuba, Bahamas, Trinidad e Tobago, Noruega, Suíça, Portugal e África do Sul.

Compartilhe