Tecnologia

Lay’s muda a voz de comentarista com IA em experimento contra o machismo no futebol

Narradora teve voz alterada por inteligência artificial em tempo real durante transmissão de amistoso para evidenciar a necessidade da exposição do tema em sociedade

Lay’s muda a voz de comentarista com IA em experimento contra o machismo no futebol
Elaine Trevisan

03 de abril de 2024

2 minutos de Leitura

A LAY’S, marca da PepsiCo que foi patrocinadora da Champions League feminina ao longo dos últimos anos, preparou um experimento social para evidenciar a necessidade de reforçar o respeito às mulheres dentro e fora do âmbito do futebol.

Na ação, idealizada pela agência AlmapBBDO, a jornalista Elaine Trevisan comentou jogo amistoso do dia 26 de março ao vivo em rádio com transmissão no YouTube. Mas as pessoas ouvintes não sabiam que era, de fato, a Elaine que estava comentando.

A voz da jornalista foi alterada por uma voz masculina – nomeada Elias – em tempo real por meio de uma ferramenta de inteligência artificial. Ela participou como se fosse um comentarista homem convidado. Dias depois do jogo, Elaine revelou a ação em um vídeo nas redes sociais.

“Eu não sou Elias. Eu sou Elaine Trevisan, jornalista há 14 anos, e LAY’S me convidou para fazer um experimento social em uma partida de futebol essa semana. Analisando os comentários nas redes sociais sobre a transmissão do Elias, deu para perceber que não teve muita gente criticando, como acontece usualmente quando estou como comentarista. Estamos aqui hoje para defender que seja assim que nós, mulheres, sejamos tratadas em transmissões esportivas e, claro, também fora delas. Sem que nos desmereçam ou invalidem por sermos mulheres falando de futebol. Porque a gente sabe muito, tá?”, detalhou Elaine.

“LAY’S propôs essa ação em conjunto com Elaine para darmos uma dimensão mais palpável a um problema que as mulheres enfrentam todos os dias, dentro e fora do futebol. Escolhemos o esporte favorito do Brasil, que deveria ser inclusivo para todo mundo, para promover, acima de tudo, uma conversa sobre o respeito a todas as pessoas”, acrescentou Simone Simões, Diretora de Marketing da PepsiCo.

Compartilhe