Tecnologia

Por meio de inteligência artificial, Cartola narra conquistas do Fluminense em campanha da Betano

‘Fizemos História’ homenageia a parceria entre a empresa de apostas e o Tricolor

Por meio de inteligência artificial, Cartola narra conquistas do Fluminense em campanha da Betano

02 de abril de 2024

3 minutos de Leitura

‘Fizemos História’. Partindo deste conceito, a Betano se despede do Fluminense celebrando as conquistas e a parceria no período mais vitorioso do Tricolor.

A comunicação criada pela Wieden+Kennedy SP celebra a trajetória do clube entre 2021 a 2024, período em que a marca estampou a camisa do time como patrocinadora master. Ela será substituída pela Superbet.

O filme retrata momentos históricos embalados pela canção “Tá Escrito”, composição de Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini, na voz de um dos torcedores mais ilustres do Tricolor: Cartola. Feita com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, a narração homenageia não apenas o clube, mas também todos os torcedores representados pelo sambista ícone da música brasileira.

Com a Betano como sua patrocinadora oficial, o Fluminense levou dois títulos do Campeonato Carioca, a Libertadores da América e a Recopa. A canção “Tá Escrito” foi escolhida por ter se tornado a grande música dos torcedores na inédita conquista da Libertadores da América em 2023.

A campanha, que segue a linha editorial dinâmica e moderna, tem estratégia 360 que contempla TV aberta, mídia exterior, social e digital.

“Nos últimos anos, Betano e Fluminense viveram uma parceria histórica dentro de campo. E para marcar esse momento, convocamos o Cartola, uma das vozes mais icônicas da história tricolor. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória”, disse Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina.

“Esta campanha é a nossa forma de eternizar a parceria com o Fluminense. Tudo foi cuidadosamente pensado para homenagear o clube e celebrar a trajetória do Flu e a parceria da Betano ao longo de anos tão felizes. O projeto retrata momentos históricos que prometem emocionar o público e os apaixonados pelo time carioca. A letra da música “Tá Escrito” reflete muito a nossa parceria” , acrescentou a Betano operada pelo grupo Kaizen Gaming.

“Nós agradecemos à Betano pela parceria nesses quase quatro anos e desejamos sorte em sua trajetória. O Fluminense vai estar sempre de portas abertas para a empresa, que participou desse período de grandes conquistas”, finalizou Mário Bittencourt, Presidente do Fluminense.

A ideia de ter a voz marcante de Cartola para a homenagem ao clube foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e LUKTHIS Studio. Com ajuda de um software de Inteligência Artificial, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista.

A iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais.

Compartilhe