A Premier League anunciou que os clubes concordaram por unanimidade com a implementação da tecnologia do impedimento semiautomático a partir da próxima temporada.
A ferramenta oferece suporte para os árbitros de vídeo auxiliando os profissionais a tomarem decisões mais rápidas e precisas.
“O novo sistema será usado pela primeira vez na Premier League na próxima temporada, e prevê-se que a tecnologia esteja pronta para ser introduzida após uma das férias internacionais do outono. A tecnologia fornecerá um posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores”, comentou a Premier League, em comunicado.
O recurso conta com a utilização de 12 câmeras instaladas no teto dos estádios buscando rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador, incluindo todos os membros e extremidades que são relevantes para os lances envolvendo impedimento.
Na Copa do Mundo de 2022, um sensor também foi instalado no centro da bola oficial da competição. A ferramenta auxilia com precisão na identificação do momento do contato de um jogador com a bola.
Com as duas tecnologias juntas, os árbitros assistentes recebem um alerta quando todos estes dados demonstrarem para a inteligência artificial que há uma possível condição de impedimento. Vale ressaltar que os membros do VAR que validam as informações, antes de repassarem a decisão ao árbitro de campo.